Use o recurso Finalizar tarefa para limpar aplicativos e processos desnecessários em execução no Gerenciador de Tarefas em seu computador Windows 8. No entanto, deve proceder com cautela. Ao forçar um aplicativo a fechar dessa maneira, você perde todos os dados não salvos. Se você forçar o encerramento de um processo importante do sistema, os elementos do seu computador podem parar de funcionar corretamente. Feche apenas os processos que você pesquisou para garantir que eles não sejam essenciais para o funcionamento do seu computador.
Etapa 1
Pressione "Ctrl-Shift-Esc" para iniciar o Gerenciador de Tarefas. Você também pode abrir o Gerenciador de Tarefas digitando "Tarefa" na tela inicial e clicando em "Gerenciador de Tarefas" na lista de aplicativos.
Etapa 2
Clique no botão "Mais detalhes" no canto inferior esquerdo do Gerenciador de Tarefas para exibir todas as guias do programa.
Etapa 3
Selecione o aplicativo ou processo que deseja fechar. Os aplicativos são listados no título Aplicativos. Os processos são listados sob o título Processos em segundo plano.
Etapa 4
Clique no botão "Finalizar tarefa" no canto inferior direito do Gerenciador de tarefas para fechar o aplicativo ou processo selecionado.
Dica
Ao usar o Gerenciador de Tarefas, a intensidade da cor amarela nas células próximas ao aplicativo ou processo indica quanto dos recursos do seu computador esse aplicativo ou processo está usando. Amarelo claro indica baixo uso de recursos. Amarelo escuro e laranja indicam alto uso.
Clique na guia “Detalhes” para visualizar informações adicionais sobre os processos em execução no seu PC. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em aplicativos na guia Processos e selecionar “Ir para detalhes” para visualizar o nome específico do processo que executa esse aplicativo.
Para encerrar um processo e todos os outros processos associados a ele, clique com o botão direito do mouse no processo na guia Detalhes e selecione “Finalizar árvore do processo”.
Se você tem um computador poderoso, não é necessariamente ruim ter um grande número de processos e aplicativos rodando no seu PC ao mesmo tempo. Antes de fechar um aplicativo ou processo, reserve um momento para monitorar o desempenho do computador para determinar se o número de aplicativos e processos em execução está causando um impacto negativo no computador como um todo. Clique na guia “Desempenho” no Gerenciador de Tarefas para examinar o uso da CPU, Memória, Disco e Ethernet. À esquerda da guia Processos estão as seções correspondentes a esses quatro elementos do seu computador. Clique em uma dessas seções para visualizar um gráfico de uso e uma série de estatísticas relacionadas ao desempenho.
Use a guia Inicialização no Gerenciador de Tarefas para gerenciar quais programas e processos são carregados automaticamente quando você inicia o computador. Clique na guia “Inicializar”, selecione o programa ou processo que deseja desativar e clique em “Desativar” para impedir que esse item seja carregado quando você iniciar o computador. Cada aplicativo ou programa é classificado como Baixo, Médio ou Alto em termos de sua importância para o processo de inicialização.