Para visualizar seu próprio site com imparcialidade o suficiente para decidir se ele atende às necessidades dos visitantes ou realizar uma crítica que forneça informações para um projeto de reformulação, você precisa de duas coisas:um olhar lógico para o que o site faz e uma análise racional de como ele pode melhorar . Evite críticas que dependam apenas do que você gosta, e não do que um site faz ou não faz bem. Organize suas impressões logicamente para oferecer informações úteis sobre a funcionalidade do site.
Praticidades em primeiro lugar
As primeiras impressões podem determinar se um visitante do site permanece tempo suficiente para visualizar mais do que a página inicial. Se você chegar a um site e não puder dizer o que ele realiza, identifique seu público e descubra quem é o dono dele. Então decifre - ou encontre - seu sistema de navegação; Seus designers colocaram a forma o suficiente acima da função para criar confusão? Vincent Flanders, desenvolvedor e curador do Web Pages That Suck, cunhou o termo "mystery meat navigation" para denotar qualquer sistema de menu e link que se esforça tanto para ser inteligente que se torna um teste, em vez de oferecer assistência. Entre as muitas coisas que você não quer que um site faça, atrapalhar a capacidade dos visitantes de absorver mensagens críticas e informações está no topo da lista de pecados.
Avaliação visual
Depois de registrar suas observações sobre a acessibilidade do local, passe para uma avaliação dos critérios estéticos. Concentre-se não se você gosta da aparência, mas se ela mostra o assunto, fornece uma experiência de fácil leitura e segue princípios de design sólidos. Procure combinações de cores fortes, incluindo tipos claros em fundos claros, e observe o uso de páginas que se invertem ou colocam um fundo escuro atrás do tipo claro. Avalie a conexão entre a aparência do site e sua marca geral, bem como a coesão do design e do esquema de cores para o tipo de entidade proprietária do site.
Lógica Funcional
Um site que fragmenta o conteúdo entre muitas subpáginas para aumentar as visualizações de página, ou que negligencia a aplicação consistente de esquemas de navegação entre páginas e seções, dificulta a experiência dos visitantes, seja na tentativa de impedir que as pessoas saiam ou como prova de que o site cresceu sem um planejamento adequado. Teste sua capacidade de encontrar algo que você sabe que deve estar presente - uma página de contato, uma página sobre nós, um perfil da empresa ou indivíduo que possui o site - e observe como o processo se torna simples ou complicado. Liste as seções do site e analise como elas organizam seu material. Observar esses itens de forma imparcial torna-se mais difícil quando você examina seu próprio site, é claro, mas sua crítica depende ou recai sobre sua capacidade de pensar como um visitante.
Crítica de codificação
Mesmo sites de aparência simples podem contar com grandes volumes de scripts, código CSS e outros fundamentos dos bastidores. Alguns desses códigos cortam cantos para fazer as ideias de design funcionarem sem encontrar as melhores maneiras de programar um site. Alguns deles diminuem o tempo de carregamento da página. Pior ainda, alguns deles violam os princípios básicos de HTML e CSS. Ao revisar um site, procure problemas com a forma como ele fornece sua experiência interativa:itens de menu que não funcionam, links que colocam conteúdo de página externa em páginas internas, código que aciona mensagens de erro em seu navegador. Para uma visão esclarecedora da conformidade, insira o endereço de uma página nas rotinas de validação em W3Schools.com (consulte Recursos) e procure por falhas em conformidade com os padrões do código.
Revisão de conteúdo
Um dos testes finais do valor de um site está no conteúdo que ele apresenta. Um site bonito e fácil de navegar com erros tipográficos e gramaticais em seu texto deve ter uma pontuação tão baixa quanto um site feio e cheio de prosa brilhante e belas imagens. Web designers podem ficar presos na gestalt, ou visão geral, de seus sites sem ler e revisar o que eles dizem e mostram. Claro, se você criar um site para outra pessoa e o proprietário do site fornecer seu conteúdo, você pode ter um controle limitado sobre o que ele realmente diz, tanto verbal quanto visualmente. No entanto, a aparência de um site não pode superar as mensagens que ele transmite. Sem substância real, um sítio torna-se uma casca vazia.