Um cabo RJ45 é usado principalmente para conectar dispositivos em uma conexão Ethernet. Por exemplo, computadores, impressoras, dispositivos de armazenamento de rede e modems a cabo ou DSL são alguns dispositivos capazes de usar uma conexão RJ45. Ser capaz de identificar um cabo RJ45 é importante ao tentar conectar dispositivos a uma rede.
Tipos de cabos RJ45
Existem dois tipos de cabos RJ45 no uso diário:cabos patch padrão e cabos cruzados. O patch cable padrão pode ser usado, por exemplo, para conectar um computador a um roteador/switch de rede ou para conectar um modem a cabo a um roteador/switch. O cabo cruzado é mais frequentemente usado para conectar dois computadores diretamente sem o uso de um roteador ou switch. Esses cabos parecem idênticos; a única diferença é a terminação da fiação no plugue do cabo. O uso inadvertido de um cabo crossover quando um patch cable padrão é necessário provavelmente não causará danos aos componentes da rede - os dispositivos simplesmente não formarão uma conexão.
Usos
A tecnologia RJ45 é frequentemente usada em contextos de rede doméstica e comercial para conectar vários computadores entre si e à Internet. Dispositivos adicionais com capacidade de rede também podem ser conectados usando cabos RJ45. Por exemplo, um escritório pode conectar uma impressora a laser à sua rede usando cabos RJ45, permitindo assim que qualquer pessoa conectada à rede imprima na impressora compartilhada. Em vez de manter um servidor de computador caro, uma empresa pode optar por conectar um dispositivo NAS (armazenamento conectado à rede) a uma rede usando um cabo RJ45, permitindo assim que outros usuários conectados à rede acessem arquivos armazenados no dispositivo NAS.
Tecnologia concorrente
Os cabos RJ45 são escolhas populares para a maioria das necessidades de rede. A tecnologia de fibra óptica, no entanto, é uma opção mais cara que permite maior velocidade do que os cabos RJ45. A tecnologia sem fio também permite que os dispositivos sejam conectados em rede. No entanto, a tecnologia sem fio tem duas falhas principais e impede que a tecnologia concorra diretamente com os cabos RJ45. Primeiro, os dados não podem ser transmitidos tão rapidamente por conexões sem fio quanto por meio de um cabo RJ45. Em segundo lugar, a tecnologia sem fio tem o potencial de expor dados transmitidos por ondas de rádio a pessoas com dispositivos capazes de "ouvir" dados transmitidos sem fio; para acessar comunicações em uma rede usando exclusivamente RJ45, uma pessoa precisaria de acesso físico à rede.
Aparência de um cabo RJ45
Um cabo RJ45 consiste em um comprimento de cabo com um plugue modular macho cravado em cada extremidade do cabo. Os plugues machos possuem 8 contatos condutores planos colocados paralelamente ao corpo do conector. Quando o plugue macho é conectado ao soquete fêmea, os condutores se encontram e criam uma conexão elétrica.
Cuidado
O plugue macho de um cabo RJ45 é semelhante a um cabo telefônico padrão nos Estados Unidos porque ambos os cabos usam conectores modulares. O cabo RJ45 é maior que um cabo telefônico padrão. A tentativa de conectar um cabo telefônico em um soquete RJ45 fêmea pode danificar os conectores do soquete.