Cabos e cabos de alimentação quebrados, velhos ou não utilizados fazem parte do lixo eletrônico, ou e-lixo, em aterros sanitários que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana. Eles ocupam muito espaço, ficam emaranhados ao redor ou dentro dos animais e liberam toxinas à medida que se decompõem. Existem muitas opções para colocar cabos e fios de volta em uso como peças ou materiais reutilizados para novos produtos. Trate-os como quaisquer outros bens usados que você não precisa ou deseja e ofereça a outros por um preço, doe-os ou use métodos de descarte responsáveis.
Vender ou negociá-los
Em vez de comprar novos cabos ou cordões quando os existentes se desgastam ou quebram, muitas pessoas compram ou trocam por usados para economizar dinheiro ou porque estão usando tecnologia mais antiga e não conseguem encontrar o que precisam de forma barata ou em lojas de varejo. Para recuperar parte do dinheiro que você investiu nesses itens, publique anúncios por meio de anúncios classificados on-line e sites de comércio / troca - como Craigslist, Backpage, Swap Treasures, Love2Trade, Tradeaway e Trashbank - ou venda-os por meio de vendas de garagem. Além das vendas offline, você também pode postar seus itens no grupo de vendas de garagem e páginas de perfil em sites de redes sociais como Facebook, Twitter e Yahoo Groups.
Confira os programas da empresa
Muitas empresas - como fabricantes de cabos e cabos, provedores de serviços de Internet e cabo, eletrônicos, lojas de informática e material de escritório e oficinas - oferecem programas de reciclagem para evitar que o lixo eletrônico seja jogado em aterros sanitários. Muitas empresas, especialmente fabricantes e lojas de varejo, oferecem incentivos aos consumidores para reciclar, como dinheiro de volta e descontos. Normalmente, eles fornecem pelo menos etiquetas de frete grátis ou lixeiras e lixeiras locais para reciclagem de lixo eletrônico. Às vezes, as empresas de Internet e cabo pegam cabos ou cabos extras relacionados ao setor quando você está recebendo serviços de reparo ou devolvendo equipamentos para eles.
Doe os itens
Se você não pode vender ou trocar seus cabos ou fios, reutilize-os doando-os para organizações de caridade, igrejas e escolas. Em alguns casos, você pode anular a doação por uma pequena quantia no momento do imposto. Além disso, considere oferecê-los gratuitamente online. Sites de anúncios classificados têm categorias de itens gratuitos onde você pode postar anúncios e também pode postar anúncios de itens gratuitos nas redes sociais. Muitos sites dedicados a doar itens gratuitos também existem, incluindo Freecycle, FreelyWheely, Trashnothing.
Use as opções de reciclagem do governo
Se você tem cabos ou fios quebrados ou inoperantes e não consegue encontrar uma empresa para ajudá-lo a descartá-los, não os jogue no lixo! Muitos governos estaduais e locais têm regras especiais de descarte de lixo eletrônico ou cobram uma multa quando os consumidores não reciclam. Entre em contato com o departamento municipal de resíduos, município ou saúde ambiental local para determinar se existe um programa local de resíduos eletrônicos que você pode usar. Em algumas áreas, você pode ter que pagar uma taxa para descartar ou deixar os itens em vez de deixá-los para serem recolhidos com outros tipos de resíduos na calçada.