A Apple usa a palavra "notebook" em seu site, enquanto a Dell usa "laptop" e "PCs 2 em 1" para descrever seus modelos comparáveis. A Hewlett-Packard geralmente usa "laptop" e "notebook" de forma intercambiável para descrever o mesmo produto. Parece que o uso das palavras "laptop" e "notebook" é mais uma distinção de marketing e uma maneira de cada fabricante descrever os recursos e benefícios de seu modelo. Com o rápido crescimento e aceitação do iPad e outros tablets como alternativas viáveis aos laptops, usar a palavra "notebook" para descrever as tecnologias mais recentes no mercado de laptops tornou-se mais comum e uma forma de distinguir a categoria dos tablets.
Ultrabooks
Uma categoria relativamente nova de notebooks introduzida pela Intel há alguns anos, cada Ultrabook deve atender aos requisitos mínimos da Intel de tamanho, espessura e eficiência de bateria. Usando os processadores inovadores da Intel, os Ultrabooks são alternativas leves que oferecem poder computacional poderoso para qualquer usuário. Os tamanhos de tela variam de cerca de 11" a 14" e o peso varia de dois a quatro libras, devido à eliminação das unidades ópticas para reduzir a espessura e o peso e o uso de unidades de estado sólido. Vários Ultrabooks de primeira linha são o Acer Aspire S7-392-6411, o Dell XPS 13 Touch e o Asus VivoBook S400CA-UH51. Todos os três competem efetivamente com o MacBook Air, o padrão muito emulado nesta categoria em crescimento.
Laptops híbridos
Dependendo do fabricante, os laptops híbridos também são chamados de computadores pessoais "destacáveis" ou "2 em 1". Estes são uma combinação de um computador portátil e um tablet. Quando a tela é removida, o PC portátil se torna um tablet que pode ser usado da mesma forma que qualquer tablet. Se o híbrido for um laptop com Windows 8, quando a tela for removida, ele se tornará um tablet com Windows 8. Alguns exemplos são o HP Spectre x2, o Acer Aspire Switch 11 e o ASUS Transformer Book T300.
Laptop conversível
Os laptops conversíveis são semelhantes aos laptops destacáveis híbridos, pois ambos podem se tornar tablets. A diferença entre os dois é que a tela do laptop conversível se dobra em um tablet girando e dobrando no produto para produzir um tablet retangular. Quando dobrado e alinhado com o teclado, o notebook se torna uma versão mais pesada e mais grossa de um tablet comparável a qualquer modelo Android ou iPad. Além disso, com a exclusiva tecnologia de dobradiça de 360°, você pode dobrar o notebook em uma versão "tenda para jogar" ou "stand to watch". Eles também são chamados de laptops "2 em 1". O Lenovo Yoga 2 Pro e o Dell Inspiron 11 3000 Series são dois excelentes laptops conversíveis, com preços diferentes para atender a diferentes necessidades.
Chromebook
Adotando uma abordagem diferente da maneira como um laptop interage com o usuário final, o Chromebook usa o sistema operacional Chrome do Google e o navegador da Web Chrome para fornecer uma experiência operacional baseada na Internet. Exigindo uma conexão com a Internet, o Chromebook é inicializado rapidamente e é fácil de usar por qualquer pessoa com um conhecimento básico do software do Google e da Internet. Os dados do usuário são armazenados na nuvem nos servidores do Google e, para oferecer alguma flexibilidade, pen drives, discos rígidos externos e outros dispositivos podem ser conectados via USB. Os Chromebooks estão entre os segmentos de crescimento mais rápido no mercado devido principalmente aos preços agressivos e conscientes do orçamento do Google. O Acer Chromebook C720P e o HP Chromebook 11 são dois exemplos de modelos bem revisados com preços muito competitivos.