A variedade de serviços de mídia social e sites de compartilhamento de fotos disponíveis on-line tornam mais fácil do que nunca enviar suas fotos para a Internet. A maioria dos smartphones e dispositivos móveis também permite compartilhar fotos tiradas com o dispositivo. Embora compartilhar fotos online tenha vantagens, nem sempre é a coisa mais inteligente ou segura a se fazer. Depois que uma foto é carregada, pode ser quase impossível removê-la novamente, especialmente se a imagem se tornar viral ou for usada por outros usuários online. Sempre leia os termos de serviço sobre direitos autorais e propriedade antes de enviar qualquer foto para as redes sociais, especialmente se você estiver preocupado com a reutilização de seu trabalho.
Alteração e uso de imagem sem permissão
Embora o risco de uso indevido seja pequeno, compartilhar fotos on-line pode resultar em alterações sem sua permissão e re-compartilhadas como memes. Como esses tipos de fotos são compartilhados e re-compartilhados continuamente, é praticamente impossível removê-los da Internet. Um exemplo famoso é "Success Kid", que é uma imagem tirada por um fotógrafo de seu próprio filho. Depois de postar a imagem no Flickr, as pessoas modificaram a imagem adicionando suas próprias frases e repostando-a online. Um pai postando uma foto pessoal dele e de seu filho também encontrou a foto aparecendo no Reddit, Tumblr, Pinterest, Facebook e outros sites depois que ela foi modificada e transformada em meme.
Uso de fotos pessoais por entidades comerciais
Sempre que você compartilha uma foto online, existe o risco de que ela possa ser usada por entidades comerciais. Por exemplo, a foto de Natal de uma família americana foi exibida em um outdoor tcheco sem seu consentimento. A foto foi enviada para um blog pessoal e sites de mídia social por um membro da família, mas acabou em um outdoor depois que o dono de uma loja em Praga a encontrou online e a usou para anunciar seu negócio. Em outro exemplo, o carro acidentado enviado por um usuário do Flickr foi usado como parte de uma campanha publicitária da Virgin Australia. Como o usuário não verificou sob qual licença ela carregou a foto, nesse caso era uma que permitia o uso comercial e a Virgin Australia poderia usar legalmente a foto sem compensação.
Aparência em resultados de pesquisa on-line sem permissão
Mesmo que suas imagens sejam compartilhadas em um blog pessoal pequeno ou obscuro, elas ainda podem ser muito visíveis online graças aos mecanismos de pesquisa. Essa visibilidade significa que você está potencialmente expondo essas fotos a um público muito maior do que você poderia ter pensado. Além dos perigos óbvios de roubo de identidade, também é arriscado compartilhar fotos de alguém que pode estar se escondendo por causa de um relacionamento abusivo – você pode tornar mais fácil para alguém encontrar essa pessoa.
Compartilhar fotos comprometedoras mostrando você ou outras pessoas envolvidas em atividades criminosas, usando drogas, bebendo álcool ou nus pode acabar prejudicando seu status escolar ou perspectivas de carreira. Dependendo da natureza das fotos, elas também podem abrir você para possíveis acusações criminais.
Removendo suas fotos
Se, apesar de seus melhores esforços, suas fotos ainda estiverem online, há algumas etapas que você pode seguir para minimizar os danos. O Google recomenda que, se suas fotos aparecerem nos resultados da pesquisa, você entre em contato com o webmaster do site que hospeda as imagens e solicite uma remoção. O DMCA.com recomenda que você inicie as remoções imediatamente se encontrar sites compartilhando suas fotos sem o seu consentimento, para evitar a propagação das fotos. Para sites de mídia social, suas opções dependem dos termos do serviço. Por exemplo, o Facebook recomenda que você peça à pessoa que compartilhou a foto para removê-la. Se você não é a pessoa que criou ou carregou as fotos, pode ser muito difícil removê-las.