A conectividade com a Internet está disponível em quase todos os lugares do mundo de uma forma ou de outra e, graças ao Skype, isso significa que a comunicação de voz é igualmente onipresente. O programa, disponível em todos os principais sistemas operacionais de computador, bem como em dispositivos móveis, foi idealizado pelos empresários escandinavos Niklas Zennstrom e Janus Friis. Zennstrom, um sueco, e Friis, um dinamarquês, se conheceram enquanto trabalhavam para a companhia telefônica sueca Tele2.
Os primeiros anos
Em 1999, Zennstrom e Friis receberam a tarefa de lançar um portal online para seu empregador. Eles recrutaram um grupo de programadores estonianos, que completaram o trabalho em tempo recorde. Quando o portal falhou, Zennstrom e Friis mantiveram o mesmo grupo unido para um empreendimento próprio. Eles criaram um programa de compartilhamento de arquivos ponto a ponto chamado Kazaa, que pretendiam ser a contrapartida legítima do Napster centrado na pirataria. Infelizmente para eles, as indústrias da música e do cinema não queriam fazer parte do serviço e responderam com uma enxurrada constante de ações legais.
A inovação do Skype
Zennstrom e Friis queriam encontrar um uso para a tecnologia do Kazaa que envolvesse menos litígios e tiveram a ideia de usar tecnologia distribuída ponto a ponto para transmitir chamadas telefônicas em vez de filmes e músicas. O resultado foi o Skype, lançado em 2003. O serviço conquistou 10.000 usuários em seu primeiro dia e mais de um milhão em apenas alguns meses. O portal de leilões eBay comprou o serviço em 2005. Esse casamento de culturas nunca foi bem-sucedido e, em 2011, a gigante de tecnologia Microsoft comprou a empresa do eBay. Os fundadores Zennstrom e Friis, e seu quarteto original de programadores estonianos, permanecem ativos na indústria de tecnologia.