A vantagem do PCB
Uma placa de circuito impresso, ou "PCB", tem várias vantagens importantes em comparação com as formas mais antigas de construção de eletrônicos. No passado, cada componente dentro de um dispositivo eletrônico era conectado com grandes fios e colocado em qualquer lugar que pudesse caber. Como você pode ver nesta foto de uma televisão de 1948, esse método era muito "bagunçado" e usava uma grande quantidade de espaço. PCBs usam uma abordagem diferente. Os componentes são montados em uma placa não condutora e conectados com pequenos caminhos, chamados de "traços". Como geralmente são projetadas em um computador, as placas de circuito impresso encaixam muitos componentes em um espaço mínimo.
Partes de um PCB
Ao olhar para uma placa de circuito impresso, os traços são facilmente perceptíveis. Essas linhas finas são condutoras e conectam todos os componentes do circuito. Eles substituem os fios muito maiores usados no passado. Um PCB também tem muitos orifícios minúsculos. Estes são perfurados exatamente onde cada componente precisa ser colocado. Por exemplo, se um microchip faz parte do circuito e requer oito conexões, o mesmo número de furos será feito na placa. Desta forma, partes do circuito eletrônico podem ser montadas completamente niveladas, sem cabos ou fios longos. Novamente, isso economiza espaço significativo. As peças finais adicionadas a um PCB são os próprios componentes. Estes são os pequenos dispositivos elétricos que devem ser ligados para que a unidade funcione. Os componentes comuns incluem microchips, diodos, resistores e interruptores. Os componentes realizam o "trabalho" do circuito, enquanto a placa de circuito impresso fornece as conexões.
Criando PCBs
Hoje, a grande maioria dos circuitos eletrônicos são projetados em um computador. Isso permite que os engenheiros eletrônicos criem o arranjo perfeito das peças, antes de tornar o projeto permanente. Assim como a tinta no papel, os PCBs são literalmente "impressos" quando prontos. Uma placa de circuito bruto tem duas camadas, sendo a parte inferior não condutora e a parte superior sendo uma folha de metal, como cobre. A tinta resistente à corrosão é impressa na camada de metal no design necessário. A placa é então gravada com produtos químicos. Isso remove a camada de metal, exceto onde o desenho foi impresso. O resultado:os traços condutores permanecem no padrão necessário para o circuito. Uma vez que os componentes são conectados à placa com solda, o PCB é testado e enviado. Todo o processo é muitas vezes completamente automatizado, com milhares ou milhões da mesma placa de circuito sendo fabricada para uso em todo o mundo.