Mesmo para os guardadores de livros e registros mais organizados, o grande volume de informações que você armazena no Excel pode se tornar esmagador em breve. O Microsoft Excel tem duas ferramentas para comparar dados de planilhas, que podem ser muito úteis se você estiver tentando encontrar um erro de digitação de célula ou comparando documentos para se preparar para uma auditoria. Ambos disponíveis apenas no Office Professional Plus 2013 e no Office 365 Professional Plus, Spreadsheet Compare e Spreadsheet Inquire permitem analisar pastas de trabalho ou gerar relatórios de diferenças entre duas planilhas. Os dois podem economizar muito tempo em comparação com as comparações de dados manuais.
Comparação de planilhas
Etapa 1
Clique em “Comparação de Planilhas” na tela inicial do Windows 8. Digite “Comparação de Planilhas” no campo de pesquisa e selecione o arquivo se tiver problemas para localizá-lo na tela.
Etapa 2
Clique na guia "Início" na parte superior e selecione Comparar arquivos.
Etapa 3
Clique no ícone de pasta azul ao lado do campo Comparar na caixa de diálogo que aparece. Navegue pelos arquivos salvos do Excel e selecione a primeira planilha que deseja comparar.
Etapa 4
Clique no ícone de pasta verde ao lado do campo Para na próxima linha. Navegue pelos arquivos do Excel para selecionar a segunda planilha que deseja comparar.
Etapa 5
Clique no botão "Ok".
Etapa 6
Escolha os critérios que deseja usar na comparação no menu à esquerda. Você pode selecionar critérios como "Valores da célula", "Fórmulas" e "Formato da célula" ou apenas marcar a caixa "Selecionar tudo".
Etapa 7
Clique em "Ok" para gerar o relatório de diferenças. Spreadsheet Compare cria uma lista completa de todas as diferenças entre os dois arquivos com base nos critérios que você identificou.
Consulta de planilha
Etapa 1
Ative o suplemento Inquire se ainda não tiver feito isso. Clique na guia “Arquivo” no Excel e selecione “Opções” e depois “Suplementos”. Selecione COM Add-Ins no menu suspenso Gerenciar, clique em "Ir" e certifique-se de que a caixa ao lado de Inquire Add-Ins esteja selecionada.
Etapa 2
Clique na guia "Consultar" na parte superior do Excel para explorar as opções de análise e comparação de planilhas.
Etapa 3
Clique no comando "Compare Files" para iniciar o Spreadsheet Compare diretamente do Excel.
Etapa 4
Clique em "Relações de Pastas de Trabalho" para gerar um relatório gráfico de referências entre suas pastas de trabalho, como fórmulas que referenciam um valor contido em outra planilha. Use os ícones Relações de Planilha e Relações de Célula para fazer a mesma coisa entre planilhas em uma pasta de trabalho ou células em uma planilha.
Etapa 5
Clique no ícone "Workbook Analysis" para gerar um relatório completo e interativo na planilha aberta, incluindo informações sobre valores, formatação, estrutura e fórmulas.
Dica
Para controle de versão ou rede, o Spreadsheet Compare permite comparar dois arquivos com o mesmo nome, desde que sejam salvos em pastas diferentes.
Uma mensagem "Não é possível abrir a pasta de trabalho" na comparação de planilhas pode indicar que uma determinada planilha está protegida por senha. Se for esse o caso, basta clicar em "Ok" e, em seguida, digite a senha da pasta de trabalho.
Planilha Compare diferenças de códigos de cores com base no tipo de dados e na natureza da diferença. O painel inferior esquerdo do relatório de diferenças contém uma legenda indicando o significado de cada cor.
Você pode usar a Análise da Pasta de Trabalho nas opções de Consulta para complementar os relatórios de comparação e entender melhor como as alterações podem afetar a estrutura da planilha. Use as opções de Relacionamentos de Célula, Planilha e Pasta de Trabalho para descobrir como fazer alterações em uma célula pode afetar todos os seus arquivos.