Os sistemas operacionais Windows têm o prompt de comando do MS-DOS que permite manipular—copiar, excluir e renomear—arquivos. No Linux, esses comandos estão disponíveis por meio de uma janela de terminal. A maneira de alterar a extensão do arquivo no Windows e no Linux é renomear um arquivo fornecendo a nova extensão.
No Windows XP/Vista
Etapa 1
No Windows XP/Vista, clique em “Iniciar”. Clique em "Executar" (somente Windows XP). Em seguida, digite “cmd” e pressione “Enter” para abrir a janela do prompt de comando.
Etapa 2
Na janela do shell do MS-DOS, digite “cd c:\path\to\file” e pressione “Enter”. Exemplo:cd c:\usuário\teste. Se o arquivo designado estiver em uma unidade lógica diferente (por exemplo, na unidade D), digite “d:” e pressione “Enter”. Em seguida, digite o comando "cd" como acima.
Etapa 3
Digite “dir” seguido de “Enter” para listar o conteúdo do diretório e encontrar o arquivo designado.
Etapa 4
Digite "rename filename.ext filename.new" e pressione "Enter"; ".new" é a nova extensão do arquivo ("filename.ext" significa qualquer arquivo que você possa ter; por exemplo:renomear report.txt report.doc).
No Linux
Etapa 1
Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha "abrir terminal" no menu pop-up.
Etapa 2
Digite "cd /path/to/the/file" seguido de pressionar "Enter" para navegar até o diretório que contém o arquivo. Exemplo:cd /home/tom/doc.
Etapa 3
Digite "ls
.ext" e pressione "Enter" para listar todos os arquivos com a extensão "ext" e confirme se o arquivo existe neste diretório. Por exemplo:ls .TXT.
Etapa 4
Digite “mv filename.ext filename.new” e pressione “Enter” para alterar a extensão. Por exemplo, mv report.txt report.doc.
Aviso
Um nome de arquivo não deve conter espaços para ser renomeado por meio do prompt de comando.