O uso de uma planilha para estabelecer uma escala salarial permite aplicar regras gerais sobre como sua estrutura salarial funciona para as instâncias específicas para cada grau e antiguidade de cada funcionário, bem como comparar vários salários entre si. O uso de fórmulas referenciais cria um efeito em cascata, portanto, você só precisa ajustar uma ou duas células para afetar toda a planilha.
Ponto médio do salário
Comece selecionando o salário de nível médio para uma posição de nível de entrada. Você pode usar um site de pesquisa salarial para determinar qual é a média do mercado para o seu setor, para garantir um salário competitivo. Usar um ponto médio de salário para cada grau permite que você crie um intervalo de salários para cada grau que são todos baseados em um número:o salário de ponto médio do grau 1.
Configuração da planilha
Na parte superior da planilha, insira os cabeçalhos das colunas:Nota, Intervalo Baixo, Ponto Médio, Intervalo Alto e Porcentagem. Digite o número 1 na primeira célula abaixo de Nota e, em seguida, clique e arraste a alça no canto inferior direito da célula para baixo até preencher as células de todos os seus níveis de nota. Por exemplo, se sua empresa tiver 10 níveis salariais, insira o salário médio para o primeiro nível salarial na célula vazia sob o título "Ponto médio". Se você quiser extrapolar um salário por hora em um salário anual, você pode usar a equação "=(salário por hora)_40_52" (sem as aspas), onde 40 é o número de horas por semana e 52 é o número de semanas por ano.
Crie os intervalos
Determine o intervalo de porcentagem que você deseja que cada nível de pagamento abranja -- por exemplo, você pode querer um intervalo de 10 por cento dentro de um nível de pagamento -- então divida seu intervalo por dois e subtraia o valor decimal desse percentual de um. Assim, o valor decimal de cinco por cento é 0,05; subtraído de um, que dá 0,95. Na primeira célula sob o título Baixo, insira a seguinte fórmula:"=0,95_C2" sem as aspas. No exemplo, C2 é o local do salário médio que você definiu para o primeiro nível salarial. Na primeira célula sob o título Alto, insira a seguinte fórmula:"=1.05_C2" sem aspas. Isso dá a faixa alta para o seu primeiro grau de pagamento.
Preencha as fórmulas
Na segunda célula vazia em Porcentagem, digite o aumento percentual que você deseja do primeiro grau de pagamento para o segundo grau de pagamento, por exemplo, dez por cento, usando o valor decimal. Na célula abaixo, insira a seguinte fórmula:"=E3+0,01" sem as aspas. No exemplo, E3 é a diferença percentual entre o primeiro e o segundo nível de remuneração e você deseja aumentar a diferença entre cada nível de pagamento subsequente em um ponto percentual adicional. Clique e arraste a alça no canto inferior direito da célula E4 para baixo até chegar ao final de sua lista de níveis salariais. Selecione a célula B2 e faça o mesmo para preencher as fórmulas de intervalo baixo. Selecione a célula D2 e faça o mesmo para preencher as fórmulas de alto alcance. Clique na célula C3 -- o salário médio para o segundo grau salarial -- e digite a seguinte fórmula:"=C2*(1+E3)" sem aspas. Neste exemplo, o salário médio para o primeiro grau de pagamento é multiplicado por um mais a diferença percentual entre o primeiro e o segundo grau de pagamento. Clique e arraste a alça na célula C3 para preencher os salários médios para todos os níveis salariais. Agora você pode ajustar todos os salários simplesmente alterando o salário médio para o primeiro nível salarial.