Se você estiver editando o registro do seu sistema, provavelmente estará entre os "usuários avançados" do Windows. Mesmo os especialistas experientes da Microsoft ocasionalmente ficam confusos. Quando se trata de modificar o sistema operacional Windows, o editor de registro é uma de suas ferramentas mais poderosas e complexas. Felizmente para usuários de longa data, a versão do Windows 8 do regedit funciona da mesma forma que seus antecessores. Quando as coisas estão dando errado e você só quer começar do zero, restaurar o registro para suas configurações padrão é sempre uma opção.
Existem dois métodos que você pode empregar para restaurar o registro. O primeiro método é bastante simples e fácil, mas requer um arquivo de backup existente. Usando a função "importar" do regedit, você restabelece um conjunto salvo de valores do registro. Se você não fez um backup, porém, nem tudo está perdido. Você pode usar o aplicativo Restauração do sistema para levar o Windows de volta a um momento anterior ao início do problema no registro.
Restaurando o Registro de um Backup
Etapa 1
Naturalmente, esse método funciona apenas se você fez backup do registro quando o computador era novo ou, pelo menos, antes de começar a ter problemas relacionados ao registro. Isso não é algo que o Windows faz automaticamente; você tem que pensar no futuro e lembrar de fazer você mesmo. Se você fez isso, vá para a próxima etapa. Caso contrário, pule para o Método 2.
Etapa 2
Pressione a "Tecla Windows-R" para abrir a caixa de diálogo "Executar". Digite “regedit.exe” e pressione “Enter” para abrir o programa Regedit.
Etapa 3
Selecione “Arquivo” e depois “Importar”. Navegue e selecione seu arquivo de registro de backup. Clique em "Abrir" e o Regedit restaurará as configurações do registro de backup.
Voltando o relógio com a restauração do sistema
Etapa 1
Pressione a "Tecla Windows-R" para abrir a caixa de diálogo "Executar". Digite "systempropertiesprotection" e pressione "Enter" para iniciar o utilitário Propriedades do Sistema.
Etapa 2
Selecione a guia "Proteção do sistema" e clique no botão "Restauração do sistema...".
Etapa 3
Clique em "Avançar>" para ir além da tela de introdução. A tela a seguir exibe uma lista de datas em que o Windows fez um registro de sua configuração. Selecione uma listagem anterior a quando você começou a ter problemas de registro ou apenas selecione a listagem mais antiga disponível. Cada listagem representa um "instantâneo" do Windows naquela data.
Etapa 4
Clique em "Avançar>." A Restauração do Sistema restabelecerá suas configurações anteriores do Windows, incluindo o registro antigo.
Dica
É sempre inteligente fazer backup do registro antes de editá-lo.