Calcular o valor "P" (Projeto) no Excel ajuda você a prever tendências de compras, necessidades de fornecimento de estoque ou receitas de vendas. Uma técnica usada para calcular esse valor é a fórmula "Previsão". Baseia-se nos intervalos de valores "X_Known" e "Y_Known" e na diferença média entre cada conjunto de fatores conhecidos para obter um valor provável realista. Um pouco de experimentação mostrará como o Excel pode ajudar a prever o que você precisa com base nos Xs e Ys que você já conhece.
Etapa 1
Crie uma tabela e clique na célula E4. Em seguida, clique na tecla "Inserir função". Role até a função "Previsão" e clique nela.
Etapa 2
Digite D4 para o valor "X". Esta é a área de entrada, onde os valores numéricos serão adicionados assim que estiverem disponíveis para você entrar.
Etapa 3
Digite o intervalo de células "Known_Y's" como "C3:C7". Esses números representam as receitas reais de sapatos vendidos em 2008 neste exemplo.
Etapa 4
Digite o intervalo de células "Known_X's" como "B3:B7". Esses números representam as receitas reais de sapatos vendidos em 2007 neste exemplo. Em seguida, clique em "OK" para sair.
Etapa 5
Copie a célula E4 e cole nas células E5, E6 e E7.
Etapa 6
Selecione a célula E5 e altere a fórmula para ler "=PREVISÃO(D5,C3:C7;B3:B7)". O intervalo deve corresponder ao mesmo que E4, com exceção da célula de entrada, que neste caso é D5.
Etapa 7
Selecione a célula E6 e altere a fórmula para ler "=PREVISÃO(D6,C3:C7;B3:B7)". O intervalo deve corresponder ao mesmo que E4, com exceção da célula de entrada, que neste caso é D6.
Etapa 8
Selecione a célula E7 e altere a fórmula para ler "=PREVISÃO(D7,C3:C7;B3:B7)". O intervalo deve corresponder ao mesmo que E4, com exceção da célula de entrada, que neste caso é D7.
Etapa 9
Exclua o conteúdo das células D4, D5, D6 e D7. Observe que, sem números, a média para o próximo ano cai drasticamente.
Etapa 10
Insira as "Receitas de Sapatos Vendidos para o 1º Trimestre de 2009" como "17.000". A nova previsão para o 1º Trimestre de 2010 é calculada automaticamente com base nos valores médios conhecidos. Repita esse processo para os outros trimestres quando novos números conhecidos estiverem disponíveis.
Dica
Realce as "Áreas de entrada" nas tabelas que você cria para diferenciá-las de outras células que contêm fórmulas. Isso ajudará a evitar acidentes de substituição que podem aumentar a probabilidade de erros de fórmula devido a recálculos apressados.
Aviso
Crie um backup de sua planilha porque recriar fórmulas pode não ser muito gratificante.