Como determinar a capacidade da unidade
Para calcular o tempo necessário para limpar um disco rígido, é necessário conhecer a capacidade da unidade e, em menor grau, seu tipo de interface. A capacidade da unidade pode ser recuperada usando o sistema operacional ou realizando uma pesquisa na Internet sobre a marca e o número do modelo da unidade. A interface da unidade pode fazer a diferença com uma unidade Western Digital Raptor ou uma unidade SCSI U320, levando um pouco menos de tempo do que uma unidade ATA barata e de consumo. Deve-se notar que o cálculo dessas diferenças de tempo não é uma ciência exata e, se essa informação for crítica, seria melhor determinada por dados rígidos coletados a partir da limpeza repetida da unidade exatamente na mesma plataforma de computação.
Escolhendo o método de limpeza
A maioria das ferramentas de software usadas para limpeza da unidade permitirá que o usuário final selecione o método de limpeza da unidade a ser empregado e quantas passagens sobre a unidade a ferramenta deve fazer. Uma limpeza superficial, que impedirá o usuário de computador casual de recuperar dados de uma unidade, executará uma única passagem de gravação de zero sequencialmente na unidade. Mover-se para um método de limpeza de dados do Departamento de Defesa (DoD), que deve impedir qualquer método, exceto os mais profissionais, de recuperar quaisquer dados, envolve nove passagens pela unidade, marcando aleatoriamente zeros e uns durante essas passagens. Devido ao procedimento de gravação gerado aleatoriamente utilizado nessas limpezas de nível superior, o tempo necessário para concluir essa operação é significativamente maior por gigabyte do que uma limpeza de gravação sequencial de passagem única. Observe que uma única passagem, procedimento de limpeza, não impedirá que um especialista em recuperação de dados consiga recuperar parte dos dados, considerando a quantidade necessária de tempo e recursos.
Calculando o tempo
Embora os tempos variem com base nos fatores listados acima, um disco rígido IDE de 20 gigabytes de grau de consumidor, sendo apagado com uma única passagem de zeros sendo gravados na unidade, levará cerca de uma hora para ser concluído. Usando um nível de erradicação de dados aprovado pelo DoD, que utiliza nove passagens de gravações aleatórias, esse mesmo disco rígido de 20 gigabytes exigirá a maior parte de um dia para ser concluído. Nos casos em que uma unidade com capacidade de um terabyte será apagada usando as nove passagens de uns e zeros escritas aleatoriamente, aprovadas pelo DoD, é muito provável que esse processo demore mais de um mês de 24 horas por dia de processamento para ser concluído este procedimento de limpeza.