"Disco rígido" é um termo comum usado no mundo da computação para o componente em computadores e eletrônicos que fornece armazenamento de informações a longo prazo.
O disco rígido como armazenamento
Conforme você usa seu computador, você cria documentos e outras informações a serem armazenadas. O disco rígido salva esses itens, juntamente com o software e os arquivos que permitem que você use e interaja facilmente com seu computador, incluindo o sistema operacional.
Quando você abre um aplicativo ou documento, seu computador o acessa a partir do disco rígido. Arquivos ou programas maiores podem levar mais tempo para serem acessados porque o computador precisa recuperar as informações do disco rígido antes de apresentá-las a você de forma utilizável.
Medindo o armazenamento do disco rígido
Os discos rígidos vêm em uma variedade de tamanhos de armazenamento. A partir da publicação, os discos rígidos são normalmente medidos em gigabytes e terabytes, que são unidades de medida da capacidade de armazenamento de um disco rígido.
Por exemplo, discos rígidos de 500 GB são comuns em muitos computadores modernos. A música média de quatro minutos no iTunes tem aproximadamente 4 MB de tamanho. Existem 1.000 megabytes em 1 gigabyte. Isso significa que um computador com um disco rígido de 500 GB pode armazenar 250.000 músicas.
Dica
Devido à crescente popularidade dos serviços de streaming e armazenamento em nuvem, a capacidade do disco rígido é menos preocupante para o usuário médio que compra um novo computador. Os serviços de streaming, como o Spotify, permitem que os usuários acessem bibliotecas de conteúdo extremamente grandes por Wi-Fi ou dados de celular sem ocupar o armazenamento do disco rígido. O armazenamento em nuvem permite que os usuários armazenem conteúdo de forma segura e sem fio, eliminando a necessidade de grandes discos rígidos.
Tipos de unidade
Unidade de disco rígido padrão
Uma unidade de disco rígido consiste em pratos circulares em forma de disco de metal que armazenam os dados do computador. Um braço atuador corre entre os pratos, lendo os dados do disco rígido. Esses pratos giram constantemente enquanto o computador está ligado, quase como um toca-discos de vinil. Os HDDs são a forma mais comum e barata de disco rígido.
Unidade de estado sólido
Ao contrário de uma unidade de disco rígido, uma unidade de estado sólido não tem partes móveis e os dados são armazenados em chips de memória flash em vez de pratos metálicos. A tecnologia SSD é mais rápida que o HDD e menos propensa a falhas, pois não há partes móveis. Como os SSDs são uma tecnologia mais recente, eles custam mais por unidade de armazenamento do que um HDD.
Aviso
A desfragmentação é o processo de compilação de arquivos em um disco rígido da maneira mais eficiente de economizar espaço de armazenamento. É uma tarefa de manutenção que alguns podem estar acostumados a executar em computadores mais antigos, e ainda pode valer a pena executar o utilitário de desfragmentação se você tiver um HHD. Se você tiver um SSD, desfragmentar o disco rígido é desnecessário e pode até diminuir a vida útil do SSD.