Uma placa de interface de rede - ou NIC - é um dispositivo complementar que permite que um computador se comunique com outros computadores. Quando vários computadores são vinculados usando NICs ou outros dispositivos, o grupo resultante é chamado de "rede". Na verdade, quando você conecta seu computador à Internet, você o conecta à maior rede do mundo. Hoje, a maioria dos computadores possui uma funcionalidade integrada equivalente à de uma NIC e requer apenas placas complementares em circunstâncias especiais.
Sobre placas de interface de rede
Uma rede de computadores com fio usa cabos chamados "Ethernet" ou "RJ45" para mover dados entre computadores clientes, switches, roteadores e servidores. Uma NIC fornece a um computador a interface necessária para um cabo Ethernet e também fornece a tradução necessária para converter os dados em um formato que possa ser transmitido pelo cabo. A maioria dos desktops e notebooks possuem placas-mãe com portas Ethernet integradas e não requerem placas complementares para se conectar a redes baseadas em Ethernet. No entanto, alguns notebooks finos não possuem portas Ethernet. Em vez disso, esses notebooks possuem adaptadores integrados para conexão com redes sem fio.
Usos de placas de interface de rede
Se tiver um computador desktop mais antigo ou um notebook fino sem uma porta Ethernet integrada, será necessário instalar uma NIC para conectar o computador a uma rede com fio. Além disso, ocasionalmente é vantajoso instalar uma NIC em um computador que já tenha uma porta Ethernet. Por exemplo, os dispositivos de armazenamento conectados à rede normalmente se conectam a uma rede via Ethernet. Adicionar uma NIC ao seu computador desktop permitiria conectar seu computador a um roteador e a um dispositivo de armazenamento conectado à rede usando cabos Ethernet separados e compartilhar o dispositivo de armazenamento com outros computadores na rede. Além disso, adicionar uma NIC a um computador pode permitir que ele transmita dados em uma rede mais rapidamente; NICs modernas transmitem dados a até um gigabit por segundo, enquanto NICs mais antigas transmitem a 10 ou 100 megabits por segundo.
Como instalar uma placa de interface de rede (computador desktop)
Se você tiver um computador desktop, precisará abrir o chassi para instalar uma NIC. Antes de fazer isso, confirme que a abertura do computador não anulará a garantia e verifique o manual de instruções para obter informações relevantes para o modelo do seu computador. Na maioria dos casos, o chassi de um computador possui uma alavanca de liberação ou parafuso que deve ser removido para entrada. Ao abrir o chassi, localize uma porta de expansão aberta e insira a NIC nela. Depois de instalar a NIC e fechar o chassi do computador, inicie o computador e aguarde a mensagem "Instalando o software do driver do dispositivo" no canto da tela. Computadores baseados em Windows e Mac incluem os drivers de dispositivo para a maioria das NICs e podem instalar os drivers de dispositivo automaticamente. Nesse caso, você pode começar a usar a NIC assim que a mensagem "Instalando" desaparecer. Se o computador solicitar a instalação manual de um driver de dispositivo, insira o disco que acompanha a NIC e siga as instruções para instalar o software de suporte necessário.
Instalando uma placa de interface de rede (notebook)
A maioria das NICs para notebooks são externas e se conectam a uma porta USB, permitindo a instalação sem abrir o chassi do computador. No entanto, alguns notebooks mais antigos possuem slots de cartão de expansão acessíveis pela parte externa do computador. Para instalar esse tipo de NIC, use o botão de liberação próximo ao slot da placa de expansão e remova o espaçador plástico. Deslize a NIC no slot e empurre suavemente até que esteja totalmente encaixada.