As planilhas fornecem ferramentas valiosas para coletar e calcular dados de todos os tipos. Além da aritmética, eles podem ser formatados para criar relatórios claros e concisos e podem ser classificados e atualizados com o toque de um botão.
História
Embora as planilhas sejam usadas há centenas de anos, a versão eletrônica apareceu pela primeira vez em 1978 com um programa conhecido como "VisiCalc". No início dos anos 80, o Lotus 1-2-3 apareceu em cena com o Excel da Microsoft estreando alguns anos depois. Quando a Microsoft lançou seu sistema operacional Windows em 1987, o Excel foi o primeiro programa lançado para ele. "Quando o Windows finalmente ganhou ampla aceitação com a versão 3.0 no final de 1989, o Excel era o principal produto da Microsoft", escreve D.J. Poder em "Uma Breve História das Planilhas". "Por quase três anos, o Excel permaneceu o único programa de planilhas do Windows e só recebeu concorrência de outros produtos de planilhas desde o verão de 1992."
Listas
Você pode criar listas, de listas de compras a listas de contatos, em uma planilha. Por exemplo, se você inseriu itens da loja em uma planilha junto com seus corredores correspondentes, poderá classificar por corredor e imprimir antes de sua viagem de compras. Sua lista forneceria uma visão geral de corredor por corredor. O poder de classificação das planilhas fica mais evidente ao inserir mais dados. A manutenção de contatos pessoais ou profissionais permite que você classifique por todos os campos. Por exemplo, um vendedor pode inserir todos os clientes e, em seguida, classificar por CEP, permitindo que ele planeje seu dia com eficiência geográfica.
Contabilidade
Além da classificação, as planilhas são calculadoras inestimáveis. Ao inserir as funções matemáticas apropriadas nas células, você pode transformar uma simples planilha em uma página de contabilidade. Você pode listar créditos em uma coluna e débitos em outra. O recurso de soma automática acelera os cálculos e pode ser configurado para manter os totais em execução. E com a flexibilidade dos programas de planilhas, os dados usados nas equações podem estar em qualquer lugar da planilha ou da pasta de trabalho. A adição de páginas adicionais (às vezes chamadas de planilhas) permite que você organize as informações para atender às suas necessidades. Os dados de qualquer lugar na pasta de trabalho podem ser usados em seus cálculos.
Folhas de horas
Além de adicionar e subtrair números inteiros, as planilhas também podem realizar esses cálculos em números baseados em tempo. A formatação de células para refletir os dados como uma hora (em oposição a números inteiros simples) pode permitir que você use a planilha como uma planilha de horas. Além disso, você pode incluir descrições de funções de trabalho variadas, nomes de funcionários, etc., dando a você a capacidade de classificar por tempo incorrido para qualquer um dos campos escolhidos.
Uso do banco de dados
Embora as planilhas não sejam verdadeiros bancos de dados relacionais, elas podem ser projetadas e formatadas para funcionar como bancos de dados simplificados. Por exemplo, se você precisar acompanhar o preço de um produto específico, insira seu preço apenas uma vez. Para todas as referências subsequentes a esse preço, aponte para a entrada original em vez de reinserir o preço. Quando precisar alterar o preço, altere-o em sua célula original e todas as referências correspondentes serão atualizadas automaticamente.
Criação de gráfico
Gráficos e gráficos criam melhores representações de tendências e porcentagens do que números brutos. Como se costuma dizer, "uma imagem vale mais que mil palavras". Os programas de planilhas podem converter automaticamente seus dados na representação visual de sua escolha, seja um gráfico de pizza, gráfico de barras ou gráfico de linhas.