Backup incremental versus backup completo
Para estimar o tempo total de backup de um computador, é fundamental estabelecer vários fatores. Mais importante ainda, você deve determinar a quantidade de dados a serem armazenados em backup. Se esse backup for chamado de backup "completo", em que todos os arquivos do computador serão incluídos no backup, a quantidade total de espaço usado em seu disco rígido, em gigabytes, é o número definidor. Por outro lado, se isso for conhecido como backup "incremental", onde apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup completo devem ser incluídos, esse número será mais difícil de determinar.
Considerações de hardware
Outros fatores que devem ser levados em consideração ao estimar o tempo total necessário para um backup é a mídia na qual as informações serão copiadas. Um backup que está sendo gravado em uma unidade de CD ou DVD gravável aumentará significativamente o tempo que o backup levará para ser concluído em comparação com o backup de mais de uma rede gigabit em outro disco rígido de alta velocidade. Em menor grau, a velocidade do sistema do computador que está executando o backup, incluindo o tipo de disco rígido instalado no sistema, também afetará o tempo de backup.
Desempenho no mundo real
O cálculo de um backup tem várias variáveis, mas uma estimativa confiável pode ser obtida usando uma arquitetura de disco rígido interno para disco rígido, pois discos rígidos de alta velocidade podem transferir dados a uma taxa de aproximadamente 1 gigabyte por 1 minuto. Portanto, usando o método drive-to-drive, um backup completo de um computador com 100 gigabytes de dados deve levar aproximadamente entre 1 1/2 a 2 horas. Esse número, no entanto, é teoricamente o "melhor cenário" no qual um backup completo desse tamanho pode ser concluído e é improvável que seja experimentado em um ambiente do mundo real. Uma métrica de tempo mais realista seria usar um fator de 1 gigabyte de dados levando 3 minutos para backup, o que aumentaria esse backup completo de 100 gigabytes para aproximadamente 5 horas. Deve-se notar que usar um segundo disco rígido em seu sistema internamente não é um método confiável de proteção de dados, devido a roubo ou incêndio catastrófico. Esse método é fornecido como o melhor cenário para trabalhar e não é uma recomendação como forma de proteger os dados.
Backup remoto
Tornou-se cada vez mais popular fazer backup e armazenar arquivos remotamente usando uma conexão com a Internet como veículo de transporte. Nesse caso, o fator determinante passa a ser a velocidade de upload da própria conexão com a Internet. Como exemplo específico, uma linha T1 é teoricamente capaz de transportar 1,5 Mbps (Megabits por segundo) com um megabit sendo 1/8 de um megabyte. Neste exemplo, se fôssemos calcular o tempo total de backup de um gigabyte de dados em uma linha T1, o cálculo seria:1 gigabyte =8 gigabits 8 gigabits =8.000 megabits 8.000 megabits/1.5Mbps =5.335 segundos 5.335 segundos/ 60 =89 minutos 89 minutos/60 =1,5 horas.