>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como alterar as configurações de segurança do Windows


O Microsoft Windows contém vários utilitários de segurança projetados para funcionar em conjunto com outros produtos de segurança, como software antivírus, para proteger seu computador. Isso inclui o SmartScreen, que avisa ao executar programas desconhecidos, e o Firewall do Windows, que impede que os programas acessem a Internet. Você também pode alterar as configurações de segurança da Proteção Familiar e da Conta de Usuário. Para começar com qualquer uma dessas configurações, pressione “Windows-X”, clique em “Painel de Controle” e altere a exibição de “Categoria” para “Ícones Pequenos”.

Windows SmartScreen

Etapa 1


Abra o "Centro de Ações" no Painel de Controle.

Etapa 2


Clique em "Alterar configurações do Windows SmartScreen" na barra lateral.

Etapa 3


Escolha se o SmartScreen deve bloquear arquivos desconhecidos sem acesso de administrador, avisar sobre arquivos desconhecidos sem bloqueá-los ou permitir que todos os arquivos sejam executados. Pressione "OK" quando terminar.

Firewall do Windows

Etapa 1


Abra o "Firewall do Windows" no Painel de Controle.

Etapa 2


Clique em "Ativar ou desativar o firewall do Windows" se quiser desabilitar completamente o firewall ou ativá-lo novamente.

Etapa 3


Clique em "Permitir um aplicativo ou recurso pelo firewall do Windows" para ver uma lista de programas em seu computador.

Etapa 4


Pressione "Alterar configurações" se a lista de programas estiver esmaecida.

Etapa 5


Marque as caixas "Público" e "Privado" em todos os programas que você deseja conceder acesso à Internet em redes públicas e privadas, respectivamente. As redes privadas incluem conexões de Internet domésticas e de escritório, enquanto as redes públicas referem-se a pontos de acesso em lojas e áreas públicas.

Etapa 6


Clique em "Permitir outro aplicativo" se você não vir o programa que precisa na lista. Depois de alterar as configurações de quantos programas desejar, pressione “OK”.

Segurança da Família

Etapa 1


Clique em "Segurança Familiar" no Painel de Controle.

Etapa 2


Escolha uma conta de usuário para modificar. Você não pode usar a Proteção para a Família com contas de administrador.

Etapa 3


Ative "Segurança da família" para "Ativar, aplicar configurações atuais" para permitir o acesso ao restante das configurações. Defina esta opção como "Desativado" para desativar todas as configurações de Proteção para a Família para a conta escolhida.

Etapa 4


Ative "Relatório de atividades" para receber relatórios de uso do computador para a conta.

Etapa 5


Clique em "Filtragem da Web", "Restrições de aplicativos" ou "Restrições de jogos e da Windows Store" para bloquear sites, aplicativos ou jogos específicos da conta selecionada. Escolha "Limites de tempo" se quiser definir um limite ou toque de recolher na conta.

Controle de conta de usuário

Etapa 1


Abra o Painel de Controle "Contas de Usuário".

Etapa 2


Clique em "Alterar configurações de controle de conta de usuário".

Etapa 3


Escolha um nível de aviso com o controle deslizante e clique em “OK”. O UAC exibe mensagens quando você ou um programa tenta alterar as configurações do sistema. Na configuração mais baixa, essas mensagens nunca aparecem.

Dica


Para criar permissões detalhadas no Firewall do Windows, clique em "Configurações Avançadas" no Painel de Controle do Firewall. Observe que usar esse método requer conhecimento em informática.

O Windows 8 inclui o Windows Defender, um programa antivírus. O Defender é executado automaticamente quando você não tem outro software antivírus e desliga após a instalação de uma alternativa. Para executar uma verificação manual ou alterar as opções de antivírus, abra o "Windows Defender" no Painel de Controle. Este painel não carrega se você tiver outro programa antivírus.

Aviso


As informações neste artigo se aplicam ao Windows 8 e 8.1. Pode variar ligeiramente ou significativamente com outras versões.