Com a maioria dos adolescentes e adolescentes, há uma linha tênue entre o uso casual da Internet e o vício. A Internet tornou-se um portal de conhecimento e aventura digital para muitos, mas alguns pais temem os efeitos negativos do acesso ilimitado a todas as formas de conteúdo. Os pais criticam especificamente o fácil acesso que seus filhos têm ao material explícito e o comportamento compulsivo que pode resultar dele. Aqui estão os fatos sobre o vício em Internet e seus efeitos.
Definição
De acordo com Helpguide.org, o vício em Internet pode ser definido como o uso compulsivo que interfere no fluxo natural da vida diária, relacionamentos ou trabalho. A organização também observa que o vício em internet ainda não é formalmente identificado como um distúrbio psicológico. O conceito de vício em Internet ganhou popularidade devido à evidência predominante que mostra que o uso compulsivo pode ter um efeito prejudicial no estilo de vida e na saúde dos indivíduos que estão conectados a ele.
Sinais de dependência
As pessoas que têm dependência de Internet tendem a ter sentimentos mistos de alegria e culpa enquanto estão no computador. Eles geralmente perdem a noção do tempo e negligenciam responsabilidades. Eles usam incontrolavelmente o computador para aliviar o estresse, animar ou para gratificação sexual. Eles se sentem ansiosos ou irritados quando estão longe do computador e são mais propensos a se afastar da família e amigos, geralmente preferindo fazer suas conexões sociais com estranhos online.
Efeito Social
O vício em internet pode ser uma ameaça significativa à saúde e ao bem-estar social de uma pessoa, pois reforça o comportamento antissocial. O vício pode levar à incapacidade de se comunicar no mundo real, privando o viciado das práticas diárias envolvidas na comunicação interpessoal. O ato de usar expressões faciais ou certos gestos para transmitir a emoção pretendida ou enfatizar o declínio do significado à medida que o viciado substitui as teclas que se assemelham a rostos sorridentes ou avatares. Socialmente, os sujeitos tornam-se mais propensos a desenvolver transtornos de personalidade nos quais se identificam mais com sua representação na Internet do que com sua personalidade da vida real. Em última análise, um vício na Internet pode prejudicar a capacidade de manter uma vida social saudável.
Efeito sexual
Existe uma crença popular entre os promotores da censura na Internet de que a exposição excessiva ao tipo de material explícito disponível online pode levar a uma visão ilusória da interação sexual da vida real e ao vício em sexo. Helpguide.org define vício em sexo como comportamento sexual compulsivo que cria consequências legais, emocionais, profissionais ou físicas negativas. Esse comportamento é considerado um distúrbio psicológico comum decorrente do vício em internet.
Candidatos ao vício
As pessoas mais suscetíveis ao vício em Internet são adolescentes, pessoas que já têm ataques de ansiedade ou problemas de ansiedade, aqueles que sofreram traumas recentes que os tornaram presos em casa e menos ativos, pessoas com vícios anteriores e pessoas com falta de apoio de seus pares ou familiares. As pessoas que lidam com a depressão são as maiores candidatas a encontrar consolo no uso excessivo do computador e da Internet.