>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que é o PID no Gerenciador de Tarefas?


O Windows usa os identificadores de processo, exibidos na coluna PID opcional no Gerenciador de Tarefas, para diferenciar programas e processos. O sistema operacional atribui a cada processo um número de identificação quando é iniciado, como forma de diferenciar os processos sem depender de nomes de processos. Se um programa tiver um PID de número alto, isso não significa necessariamente que haja muitos programas em execução; para evitar erros, o sistema operacional não reatribuirá um PID usado imediatamente.

Encontrando o PID


Você pode encontrar todos os PIDs de programas ativos nas guias "Processos", "Detalhes" e "Serviços" no Gerenciador de Tarefas, desde que a exibição do PID esteja habilitada. Os PIDs são habilitados nas guias "Detalhes" e "Serviços" e desabilitados na guia "Processos" por padrão no Windows 8. Para habilitar o PID na guia "Processos", clique com o botão direito do mouse no cabeçalho e selecione "PID" na lista de colunas. O PID exclusivo do processo é exibido na coluna PID de cada programa. De acordo com a Microsoft Developer Network, o PID foi removido da exibição padrão na guia "Processos" porque a pesquisa da Microsoft descobriu que o valor era irrelevante para a maioria dos usuários.

Identificando processos com nomes idênticos


O PID evita que o Windows misture programas; é útil ao solucionar problemas de programas que compartilham o mesmo nome ou executam várias instâncias ao mesmo tempo. Se você tiver dois programas diferentes em execução que usam processos chamados "Meu Processo", o Windows atribuirá PIDs diferentes a cada um, que você pode usar para diferenciar os programas no Gerenciador de Tarefas. "My Process #1" e "My Process #2" podem fazer coisas totalmente diferentes, mas o computador não pode diferenciá-los sem um PID. Além disso, o Windows pode distinguir instâncias separadas de um programa de mensagens instantâneas que pode ser executado várias vezes ao mesmo tempo para login multiusuário simultâneo com PIDs.

Acompanhamento de processos problemáticos


O PID pode ajudar no processo de solução de problemas para programas que dividem conteúdo e instruções em vários processos. Um programa como o Google Chrome pode usar muitos processos separados, todos denominados "Google Chrome". Cada guia do navegador recebe seu próprio processo para que, se ocorrer um problema e travar, não derrube as outras guias com ele. Você pode acompanhar uma guia suspensa ou travada com o PID ou usar o PID para marcar as guias que deseja manter abertas ao fechar as guias suspensas ou congeladas no Gerenciador de Tarefas.

Solução de problemas de conflitos de processo


Os PIDs são úteis em processos de solução de problemas que estão em conflito nas portas de rede. A ferramenta Netstat usa PIDs para identificar quais processos estão usando quais portas de rede. O diagnóstico do Netstat mostrará se dois processos estão tentando usar as mesmas portas, e os conflitos podem ser resolvidos fechando um dos programas concorrentes. Os valores PID são uma maneira mais fácil de inserir comandos para processos e exibir informações úteis. Por exemplo, "526" ocupa menos espaço na tela e é mais fácil de digitar do que "My Awesomely Named Process (64 bits)".