Quando uma unidade Universal Serial Bus [USB] não aparece em seu computador, pode ser um problema urgente, especialmente quando você precisa acessar arquivos ou dados armazenados na unidade. Não é fácil solucionar esse problema, em comparação com outros problemas do computador, porque existem algumas causas prováveis para o problema. Em uma nota positiva, os problemas de USB geralmente exigem uma etapa simples para serem resolvidos.
Conflitos de nomes
Esse problema geralmente ocorre em computadores com um número excepcional de unidades conectadas, sejam elas conectadas em rede ou com fio. Computadores com leitores de cartão multiformato podem ter esse problema. As unidades USB nem sempre encontram um nome de unidade disponível compatível com suas convenções de nomenclatura. Por exemplo, se a unidade USB for denominada "G:" e seu computador tiver uma unidade de rede "G:" ou unidades de disco rígido ou ópticas adicionais denominadas "G:", sua unidade USB não será exibida.
Esse problema pode ser resolvido remapeando uma unidade para um nome diferente; isso pode ser uma mudança de nome temporária ou permanente. Uma coisa a ter em mente é que o remapeamento de unidade não é algo que um novato em computador deve tentar. Consulte um técnico para obter ajuda para remapear/renomear uma unidade.
Conflitos de software
Com computadores mais novos, é muito mais improvável, mas pode haver uma chance de que seus drivers USB não estejam instalados. Verificar seus drivers USB é tão simples quanto clicar com o botão direito do mouse em “Meu Computador” e selecionar “Propriedades”. No menu Propriedades, selecione a guia "Hardware" e clique no botão "Gerenciador de dispositivos". Uma lista do hardware do seu computador será aberta e você encontrará "Universal Serial Bus" na lista. Se você vir um "X" vermelho ou um ponto de exclamação amarelo, seus drivers não estão instalados. Os drivers variam de acordo com o computador; se você não conseguir encontrar o disco de driver fornecido com o computador, será necessário acessar o site do fabricante do computador para localizar e baixar o driver. Se você não se sentir à vontade para baixar e instalar o software, entre em contato com um técnico de informática.
Mau funcionamento da unidade
As unidades USB são mais duráveis que os disquetes e seus antecessores, mas não são indestrutíveis. Se o seu computador não detectar sua unidade e já detectou antes, teste a unidade em outros computadores. Se a unidade não aparecer em vários computadores, há uma boa chance de que ela esteja com defeito. O manuseio brusco repetido de uma unidade USB pode danificar o chip de memória na unidade. Remover a unidade sem "parar" também pode corromper a unidade.
Mau funcionamento da porta USB
A maioria das unidades USB tem um pequeno led que acende quando a unidade é inserida na porta USB. Se o LED não acender, isso pode indicar um problema com a unidade, mas também pode haver um problema com as portas USB do computador. Se a unidade não acender e não for detectada, conecte-a a outro computador. Se a unidade for detectada pelo outro computador, há um problema com as portas USB do computador original. Siga as etapas na seção Problemas de software deste artigo para verificar se os drivers USB estão instalados. Se estiverem, pode ser necessário entrar em contato com um técnico para verificar as conexões da porta USB. As portas USB do computador podem ter sido conectadas quando o computador foi fabricado ou recentemente reparado. Se você não se sentir confortável trabalhando em seu computador, entre em contato com um técnico. A não observância de certas precauções pode resultar em danos à placa-mãe do computador.
Insights de especialistas
Quer a sua unidade seja nova ou já a tenha há algum tempo, não confie demasiado na sua durabilidade. Mantenha pelo menos uma cópia adicional de seus dados em outro local para evitar uma perda catastrófica de dados. As unidades USB não são indestrutíveis e nem sempre é possível recuperar dados delas, mesmo em circunstâncias favoráveis.