Embora as margens consistam em espaço vazio, esses elementos críticos moldam a maneira como as pessoas percebem seu documento. Margens excessivamente grandes podem desperdiçar espaço valioso e aumentar o número de linhas em suas páginas. Margens estreitas podem fazer com que as impressoras trunquem o texto do documento e tornem as linhas mais longas. De acordo com Patrick Lynch, autor do Web Style Guide, "a legibilidade sofre" quando os leitores precisam mover a cabeça para ver longas linhas de texto. Embora as margens padrão do Word sejam de 1 polegada, o tamanho da margem pode ser diferente. O Word fornece várias maneiras de definir suas margens para 1 polegada.
Verifique suas margens
Se você abrir um documento do Word e clicar em "Exibir" seguido de "Layout de impressão", o Word exibirá o documento da maneira que apareceria em uma impressão. Nesta visualização, uma borda aparece ao redor do documento e você pode ver claramente suas margens superior, direita, inferior e esquerda.
Altere suas margens
Clique em "Layout de página" seguido de "Margens" e você verá a Galeria de margens, um menu que exibe vários estilos de configurações de margem. Cada configuração lista os tamanhos das quatro margens do documento. Clique na configuração "Normal" porque é aquela em que todos os tamanhos de margem são de 1 polegada. O Word altera suas margens para esse tamanho imediatamente e o texto reflui para acomodar as novas configurações de margem.
Criar margens personalizadas
Depois de clicar em "Margens", você pode clicar em "Margens personalizadas" em vez de clicar em "Normal". Quando você clica em "Margens personalizadas", a janela Configurar página é aberta e exibe três guias. Clique em "Margens" e você pode digitar os tamanhos das margens manualmente nas caixas de texto Superior, Esquerda, Inferior e Direita. A unidade de medida nessas caixas é uma polegada, portanto, se você digitar 1" em uma caixa de texto, o Word definirá essa margem como 1 polegada. A guia Margens na janela Configurar página também tem um botão "Definir como padrão". Clique nele quando você deseja que suas configurações de margem sejam aplicadas a todos os documentos. Caso contrário, suas alterações afetarão apenas aquele em que você está trabalhando.
Arraste para alterar suas margens
Em vez de ajustar as margens no menu Layout da página, use o mouse para visualizar as alterações em tempo real. Clique em "Exibir" e coloque uma marca de seleção na caixa de seleção "Régua" se nenhuma estiver lá, para visualizar as réguas horizontais e verticais. Encontre a área sombreada no lado esquerdo da régua horizontal; esta área representa a margem esquerda. Clique e arraste a borda da área sombreada para alterar sua margem horizontal para a configuração desejada. Repita essas etapas usando a régua vertical para alterar sua margem vertical.
Defina suas calhas
O Word permite ajustar as calhas, o espaço que reserva para as páginas de encadernação. Exemplos de encadernação incluem unir páginas usando grampos ou um fichário de três argolas. Se a margem for de 1 polegada e você adicionar uma medianiz de 1 polegada ao lado esquerdo do documento, o espaço vazio total nesse lado será a soma da margem e do espaço da medianiz, ou 2 polegadas. Defina o tamanho da medianiz do seu documento clicando em “Layout de página” seguido de “Margens”. Clique em "Custom Margins", digite um tamanho para sua calha na caixa de texto "Gutter" e selecione "Top" ou "Esquerda" na caixa de texto "Gutter Position" dependendo da localização da sarjeta desejada.