>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

História e evolução dos computadores


Os computadores existem há muito mais tempo do que muitas pessoas podem imaginar. A palavra "computador" mudou de significado ao longo de décadas, mas o computador eletrônico que pensamos nos tempos modernos se desenvolveu ao longo da segunda metade do século XX. Sua popularidade como item doméstico aumentou na década de 1980, após a chegada dos sistemas operacionais da Apple e da Microsoft que misturavam gráficos e texto, substituindo os sistemas somente de texto da década de 1970. Na década de 1990, os computadores incorporaram aplicativos avançados de comunicação e multimídia e tornaram-se uma parte indispensável da vida diária de milhões de pessoas.

Computação inicial


A definição original da palavra "computador" era uma pessoa que fazia cálculos. Essa definição remonta a 1600 e se estende até meados do século 20, quando o termo "computador" começou a se referir a uma máquina. O computador é baseado no mesmo conceito do ábaco, que remonta a muitos séculos. A tecnologia deu um salto gigantesco com os cartões perfurados, introduzidos por Joseph-Marie Masquard em 1801. É interessante que um dos primeiros usos desse sistema envolvia música, na qual rolos de piano atribuíam ações a notas em um piano, levando ao "piano de jogador" em a década de 1870. Em 1835, Charles Babbage combinou cartões perfurados com uma máquina a vapor para inventar o que chamou de "máquina analítica".

Processamento de informações mecânicas


A empresa IBM surgiu da invenção do tabulador, criado por Herman Hollerith no final da década de 1880. Este foi o primeiro uso de cartões perfurados representando dados em oposição a cartões perfurados automatizando uma função mecânica como um piano. O mundo do processamento de informações durante a década de 1950 foi baseado em uma combinação de cartões perfurados, tabulador e máquinas perfuradoras. As primeiras calculadoras surgiram na década de 1930. As máquinas analógicas começaram a ser substituídas pelo conceito digital de zeros e uns durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro computador feito para as massas foi o UNIVAC, feito pela Remington Rand em 1951. A IBM apresentou seu computador mainframe no ano seguinte.

Integração do computador


Os primeiros computadores Remington vendiam mais de um milhão de dólares por máquina, mas a IBM fez máquinas menores e mais acessíveis que se tornaram populares. Em 1954, a IBM desenvolveu o Fortran, uma das linguagens de programação de computador originais, fortemente baseada na matemática. Durante a mesma década, os desenvolvimentos do transistor, circuitos integrados e microprogramação abriram caminho para a redução do tamanho do computador. Enquanto isso, as CPUs aumentaram a velocidade de processamento do computador e a memória melhorou o armazenamento de dados. A chegada dos microprocessadores introduzidos pela Texas Instruments e pela Intel no início da década de 1970 abriu o caminho para computadores miniaturizados ainda mais poderosos.

Ascensão do PC


Até a década de 1970, os computadores eram usados ​​principalmente por empresas, governos e universidades. Os computadores pessoais apareceram pela primeira vez no mercado no final da década de 1970. A Apple lançou o Apple I em 1976 e o ​​Apple II no ano seguinte, inaugurando uma era para as massas usando computadores em casa. A partir deste ponto, a indústria de software começou a se desenvolver, com a Microsoft e a Apple como as principais empresas. A Microsoft tornou-se uma gigante do software ao comercializar seu sistema operacional DOS com computadores IBM a partir de 1984. A Apple introduziu o Macintosh em 1984, marcando o início dos gráficos e do texto, substituindo os sistemas que exibiam apenas texto. Desde então, a Apple chamou seu sistema de computador de "Mac" para se diferenciar do resto do mercado de PCs.

Cultura multimídia


Durante a década de 1990, o computador cresceu em popularidade e se tornou um item doméstico comum. O sistema operacional Windows 95 da Microsoft acelerou o uso em massa de computadores, enquanto o crescimento da World Wide Web ao longo da década de 1990 também ajudou a atrair o interesse pelos computadores. Logo, quase todas as profissões precisavam de software para melhorar seu produto ou serviço. Na primeira década dos anos 2000, a Microsoft havia introduzido os sistemas operacionais XP e Vista, enquanto a Apple oferecia a série OS X por meio do Leopard. Esses desenvolvimentos, juntamente com outros aplicativos de software populares, significavam que a pessoa comum agora tinha acesso a ferramentas multimídia robustas.

Revolução móvel


A computação pessoal tornou-se verdadeiramente portátil no final dos anos 1990 e 2000 com o desenvolvimento de PDAs avançados, o smartphone com tela sensível ao toque e os tablet PCs. A Apple mudou o jogo com o lançamento do iPhone em junho de 2007, mas outros fabricantes, incluindo Samsung e Nokia, logo desenvolveram seus próprios smartphones e dispositivos móveis com tela sensível ao toque. Essa nova geração de dispositivos aproveitou vários avanços tecnológicos - incluindo a miniaturização do processador, memória flash, Internet sem fio Wi-Fi de alta velocidade e redes de dados móveis 3G - para colocar o poder do computador pessoal na bolsa e no bolso.