As redes ponto a ponto e cliente-servidor conectam computadores para que recursos como arquivos e aplicativos possam ser compartilhados. As redes ponto a ponto conectam computadores para que cada computador compartilhe todos ou parte de seus recursos. As redes cliente-servidor possuem um ou mais computadores centrais, ou servidores, que armazenam os dados e gerenciam os recursos.
Redes ponto a ponto
As redes ponto a ponto envolvem dois ou mais computadores agrupando recursos individuais, como unidades de disco, DVD players e impressoras. Esses recursos compartilhados estão disponíveis para todos os computadores da rede. Cada computador atua como cliente e servidor, comunicando-se diretamente com os outros computadores. Em uma rede ponto a ponto, por exemplo, uma impressora em um computador pode ser usada por qualquer outro computador na rede. Essas redes são baratas de configurar. Tudo o que você precisa é de uma maneira de conectá-los, como um cabo Ethernet ou um roteador Wi-Fi.
Redes cliente-servidor
Uma rede cliente-servidor envolve vários clientes, ou estações de trabalho, conectando-se a pelo menos um servidor central. A maioria dos dados e aplicativos são instalados no servidor. Quando os clientes precisam de acesso a esses recursos, eles os acessam do servidor. Os servidores geralmente têm diretórios de usuários privados, bem como vários diretórios públicos. As redes cliente-servidor tendem a ter velocidades de acesso mais rápidas devido ao grande número de clientes que são projetados para suportar. Os clientes podem funcionar como estações de trabalho sem compartilhar nenhum recurso. É mais fácil atualizar aplicativos de software e arquivos porque eles são mantidos em um único computador. Os serviços de todo o sistema podem ser fornecidos por meio do software do servidor. A segurança é aprimorada em uma rede cliente-servidor porque a segurança é tratada pelo servidor.
Desvantagens e Limitações
As redes ponto a ponto são geralmente menos seguras do que uma rede cliente-servidor porque a segurança é tratada pelos computadores individuais, não pela rede como um todo. Os recursos dos computadores da rede podem ficar sobrecarregados, pois precisam suportar não apenas o usuário da estação de trabalho, mas também as solicitações dos usuários da rede. Também é difícil fornecer serviços em todo o sistema porque o sistema operacional de desktop normalmente usado nesse tipo de rede é incapaz de hospedar o serviço. As redes cliente-servidor têm um custo inicial de configuração mais alto. É possível configurar um servidor em um computador desktop, mas é recomendável que as empresas invistam em hardware e software de classe empresarial. Eles também exigem um maior nível de especialização para configurar e gerenciar o hardware e o software do servidor.
Instalação de software
As redes peer-to-peer requerem software para se conectarem umas às outras. Se todos usarem o mesmo sistema operacional, as conexões serão relativamente fáceis - como conectar dois computadores usando o Windows HomeGroup. Se os computadores usarem sistemas operacionais diferentes, talvez seja necessário usar software adicional antes que eles possam se comunicar. A maior parte do software necessário para uma rede cliente-servidor é instalada apenas no servidor. Muitos tipos diferentes de software, incluindo drivers de impressora, FTP e software de segurança, podem ser instalados em uma única máquina. Os computadores clientes só precisam ter um software que permita que o computador se conecte ao servidor. Muitas vezes, os computadores clientes têm esse software instalado por padrão.
Uso
Devido aos problemas de segurança e à falta de extensibilidade, as redes ponto a ponto geralmente são encontradas em residências ou pequenas empresas com poucas preocupações de segurança. As redes cliente-servidor devem ser usadas em ambientes onde se espera crescimento, a segurança é importante e são necessários tempos de acesso mais rápidos.