O Microsoft Access e o Microsoft SQL Server são aplicativos de banco de dados. A principal diferença entre os dois está na forma como o software é usado. O Microsoft Access é usado em aplicativos domésticos ou de pequenas empresas. O Microsoft Access não é capaz de lidar com grandes quantidades de chamadas de banco de dados. O Microsoft SQL Server é para empresas de médio a grande porte que precisam de uma solução para melhor processamento de dados. Ambos os aplicativos de software têm vantagens e desvantagens.
Interface
A interface do Access é principalmente para usuários finais não familiarizados com interações mais complexas de banco de dados. O SQL Server Management Studio não oferece os formulários e a criação de consultas de arrastar e soltar que o Access usa. O Access permite que os usuários criem tabelas e consultas manipulando ícones e usando assistentes. O SQL Server é mais para o especialista e fornece ao usuário apenas uma interface de linha de comando, por isso é menos intuitivo e leva mais tempo para aprender.
Preço
O Microsoft Access faz parte do Office Suite disponível em qualquer loja de software. O Microsoft Access é uma solução acessível para pequenas empresas que não precisam de milhões de registros para armazenamento. Também é bom para o indivíduo que deseja executar relatórios para uma empresa de consultoria freelance. O SQL Server é uma grande solução corporativa usada por empresas multimilionárias, portanto, é compreensivelmente mais caro que o Access. Uma licença autônoma do MS Access custa aproximadamente US$ 200, enquanto uma licença do SQL Server custa vários milhares de dólares.
Consultas
As consultas no Access têm algumas palavras-chave diferentes na sintaxe em comparação com o SQL Server. Por exemplo, o Access usa uma instrução "IIF". A instrução "IIF" é semelhante à instrução "CASE" no SQL Server, mas a sintaxe e a estrutura são diferentes. As pessoas familiarizadas com o Access precisarão aprender sintaxe adicional para migrar para o SQL Server.
Tabelas
O Microsoft Access e o SQL Server suportam tabelas relacionais. O design de tabela relacional permite que os usuários vinculem dados de uma tabela a outra. Também evita registros órfãos, o que acontece quando um registro de tabela vinculada é excluído sem sua contraparte. Por exemplo, uma tabela relacional de clientes não pode ter um registro excluído se o registro do pedido não for excluído primeiro. O SQL Server tem uma capacidade adicional de oferecer suporte a tabelas temporárias. Tabelas temporárias são estruturas feitas em tempo real e excluídas quando o usuário termina os cálculos.
Recuperação
Um arquivo do Access só pode ser recuperado de corrupção ou falha de dados se o backup do banco de dados tiver sido feito em outra unidade. O SQL Server oferece suporte a procedimentos de backup automatizados em uma unidade de rede ou disco de mídia. SQL Server also allows programmers to rollback procedures using transaction logs. Access does not use transaction logs.