Existe pouca diferença prática entre subwoofers de disparo para baixo e de disparo frontal, de acordo com a Audiophile Review; na maioria das circunstâncias, é difícil distinguir os dois tipos apenas ouvindo. Outros fatores, incluindo a qualidade dos drivers e gabinete e a localização do subwoofer na sala, afetam mais fortemente o desempenho do áudio.
Direção do motorista
Dentro do gabinete do subwoofer está o
driver do alto-falante , composto pelo cone, moldura, conjunto da bobina e ímã. O cone vibra, produzindo ondas sonoras no ar. Em um design de disparo para baixo, o driver aponta para baixo através de um orifício no gabinete do subwoofer, em direção ao chão. No design de disparo frontal, o som vem de uma abertura do gabinete em um lado, com o driver voltado para fora.
Subwoofers e baixas frequências
Seus ouvidos são projetados para localizar a direção de onde o som está vindo, embora essa capacidade funcione apenas para frequências médias e altas, não para os graves profundos de um subwoofer. O estrondo de um subwoofer parece cercá-lo por todos os lados. Este efeito também se aplica ao tipo de subwoofer:Como você não pode distinguir a direção do som de baixa frequência, a diferença entre um subwoofer de disparo descendente e um disparo frontal torna-se quase impossível de distinguir.
Subwoofers de audição
Embora os subwoofers de disparo frontal não ofereçam grande vantagem sobre o tipo de disparo descendente, ainda vale a pena gastar tempo ouvindo diferentes modelos em um showroom de áudio. Nem todos os falantes e nem todos os ouvidos são criados iguais; para encontrar um subwoofer adequado para você, experimente vários e tome uma decisão com base no que você ouve. Você pode encontrar uma unidade de disparo frontal, por exemplo, que soa bem para você. Quando você ouvir os palestrantes, traga um ou dois de seus CDs favoritos; já que você conhece a música, seus ouvidos farão um trabalho melhor para escolher um vencedor.
Efeitos do posicionamento
Otimize o som de um subwoofer experimentando diferentes locais em sua sala de audição. Mova o alto-falante para um local específico, então sente-se onde você costuma fazer e ouça atentamente o baixo; se for forte e claro, deixe o subwoofer nesse local. Se você colocar a unidade perto de uma parede, as frequências graves tendem a soar mais altas; o efeito é ainda mais forte nos cantos. Para um subwoofer cujos graves já sejam fortes, posicione-o longe de paredes e cantos para evitar que os graves "embacem" ou sobrecarreguem outros sons. Alguns subwoofers têm um controle chamado
compensação de ganho de limite que ajusta automaticamente a saída do alto-falante, ajudando a aliviar o problema de graves "estrondosos" perto das paredes.