Você está ouvindo sua fita favorita em seu antigo toca-fitas e, de repente, ele para de funcionar. Pode não ser necessário levá-lo à sua oficina de conserto de eletrônicos local ou lamentar o fato de que suas músicas favoritas dos anos 80 foram perdidas para você. Algumas etapas básicas de solução de problemas provavelmente o colocarão em funcionamento sem ter que desembolsar dinheiro para um reparo caro ou um novo toca-fitas.
Verifique o problema
Antes de fazer qualquer outra coisa, verifique se há um problema. A fita não está tocando? Aperte parar e tente novamente. Não liga? Desligue-o e tente ligá-lo novamente. Isso pode parecer básico, mas muitas pessoas se deparam com uma falha única, geralmente causada por erro do usuário, e assumem que sua unidade está quebrada. Verifique se há algum problema.
Verifique as baterias
Os toca-fitas portáteis, sendo uma tecnologia da década de 1980, contam com pilhas AA ou AAA padrão. Essas baterias são propensas a ficar sem energia e, às vezes, fazem isso de forma abrupta. Como a maioria dos toca-fitas não possui um indicador de bateria fraca, uma bateria descarregada é quase sempre inesperada. Verifique se as baterias estão inseridas corretamente e, em seguida, troque-as por um novo par. Se um novo par de baterias não resolver as coisas, então você sabe que o problema está em outro lugar.
Verifique as configurações
Se a unidade ainda não funcionar corretamente, verifique as baterias e o nível de volume. Só porque você não pode ouvi-lo não significa que não está tocando:você pode ter silenciado ou diminuído o volume sem saber. Se você estiver usando fones de ouvido, troque-os por outro par para determinar se os fones de ouvido são a origem do problema.
Alguns players têm controles que alteram a velocidade de reprodução, alteram a configuração de gravação ou bloqueiam os controles quando não estão em uso. Cada um desses controles, se definido inconscientemente, fará com que um jogador funcione de maneira diferente e pareça quebrado.
Verifique a fita
Da mesma forma, verifique a própria fita cassete. Se o compartimento da fita estiver rachado ou empenado, poderá causar problemas ao inserir ou ejetar a fita, ou impossibilitar a reprodução da fita. Se as guias de proteção de registro forem removidas ou quebradas, isso fará com que o recurso de registro não funcione. Este problema pode ser resolvido colocando um pedaço de fita adesiva sobre os recortes.
Verifique se a fita está enrolada corretamente. Se a fita estiver frouxa, ou se a fita parecer quebrada, amassada ou danificada, teste-a novamente com outra fita (de preferência uma que você possa afrouxar). Alguns problemas são causados por uma fita danificada, enquanto outros causarão novos danos à fita.
Verifique se os cubos do carretel estão girando corretamente e se os dentes das engrenagens dos cubos ainda estão intactos. Se o hub não girar ou o cabrestante não puder engatar o hub, a fita não será alimentada corretamente e, portanto, não será reproduzida.
Limpe as cabeças
Por fim, se a fita ainda apresentar problemas de reprodução, o problema pode estar nas cabeças de gravação e reprodução. Um limpador de cabeça ou um desmagnetizador de cabeça corrigirá esses problemas e pode ser encontrado na maioria das lojas Radioshack por US $ 10 ou menos.