Muitos aplicativos populares de design gráfico para consumidores oferecem ferramentas de nível profissional e recursos criativos em uma interface que até mesmo um usuário iniciante pode navegar. Para usar essas ferramentas ao máximo, é importante que você entenda a diferença entre os formatos gráficos e como cada um é implementado no design visual.
Vetor versus Raster
No mundo das imagens digitais e do design, existem dois formatos gráficos:vetor e raster. Gráficos vetoriais, que são o formato preferido para arquivos que não são fotografias, são compostos de pontos, linhas e curvas -- ou caminhos -- contendo cores, gradientes e outros efeitos editáveis. Gráficos raster ou imagens de bitmap, por outro lado, são o formato preferido para fotografias e são compostos de milhares de quadrados de cores - chamados pixels.
Linguagem vetorial
No que diz respeito ao seu computador, os pontos e caminhos em gráficos vetoriais nada mais são do que código escrito em uma linguagem de programação chamada PostScript. Os primeiros designers gráficos baseados em computador criaram obras de arte exibidas na tela digitando manualmente essa linguagem de programação em um arquivo de texto. Logo, o software Illustrator da Adobe apresentou ao usuário uma interface gráfica mais simples - com funcionalidade de desenho na tela e uma paleta de ferramentas - que gerava automaticamente a linguagem de programação em segundo plano.
Matemática vetorial
Um punhado de formas matemáticas - chamadas primitivas - compõem todos os gráficos vetoriais. Uma ilustração de uma margarida, por exemplo, contém várias partes menores e individuais:os triângulos e losangos das folhas, o retângulo de seu caule e os círculos e elipses que compõem suas pétalas e centro. Cada forma recebe um plano e recebe um traço editável - ou linha - cor, espessura e preenchimento. Ao contrário dos pixels quadrados de uma foto raster, que ficam borrados quando ampliados, os gráficos vetoriais permanecem suaves quando ampliados ou reduzidos.
Outros benefícios
Além da ampliação de alta qualidade, os gráficos vetoriais oferecem alguns outros benefícios úteis. Eles suportam o uso de cores exatas, que são cores sólidas que podem ser calibradas para exibir e imprimir de forma consistente usando qualquer impressora comercial. Como cada ponto tem uma posição definida nos eixos X e Y, um gráfico vetorial também pode ser girado, movido, esticado e inclinado. Além disso, o suporte para transparência significa que seus gráficos vetoriais podem ser sobrepostos sem ter que lidar com fundos desagradáveis.