A Intel fabrica muitos processadores projetados para diferentes computadores e funções. De processadores que economizam energia para netbooks a processadores de 64 bits de vários núcleos de última geração, entender as diferenças entre os processadores é a chave para selecionar o correto para seus propósitos de computação.
átomo
Os processadores Intel Atom são processadores de baixo consumo de energia projetados para uso em netbooks e outros dispositivos de computação baseados em rede em que a duração da bateria e o consumo de energia são mais importantes do que a capacidade de processamento. Existem vários tipos de processador Atom. Processadores sem um designador de letra antes do número são destinados a dispositivos gerais de baixa potência. Processadores com um designador N são projetados para netbooks. Os processadores Atom projetados para dispositivos de Internet móvel têm um designador Z. O número após o designador indica o nível do processador. Números mais altos indicam mais recursos do processador.
Celeron
Os processadores Celeron são projetados para computadores desktop de baixo custo que são usados principalmente para atividades da Web e computação básica. Os processadores Celeron possuem um indicador numérico. Quanto maior o número, mais recursos no processador. Existem diferentes classes de processadores Celeron, incluindo processadores de baixo consumo de energia projetados para laptops.
Pentium
Pentium tem sido usado como nome para várias gerações diferentes de processadores. Os processadores Pentium da geração atual são processadores dual core com eficiência energética projetados para computadores desktop. Os processadores Pentium têm designadores numéricos que, como outros processadores Intel, indicam níveis mais altos de recursos com números de série mais altos.
Núcleo
Existem dois tipos de processadores Core. O processador Core original é chamado de i7. O número após o i7 na CPU indica o número de recursos da CPU. Um número mais alto indica mais recursos, como cache, velocidade de clock, barramento frontal ou outras tecnologias. Os processadores Core 2 Duo são processadores de vários núcleos. Eles têm uma série de indicadores de letras que indicam diferentes famílias de processadores:QX indica uma CPU quad core de alto desempenho, X indica uma CPU dual core de alto desempenho, Q indica uma CPU quad-core de desktop, E indica uma CPU dual com eficiência energética CPU core, T indica uma CPU móvel com baixo consumo de energia, P indica uma CPU móvel de baixo consumo de energia com menor consumo de energia do que T, L indica uma CPU móvel com consumo de energia muito baixo, U indica o menor consumo de energia Processador Core 2 feito pela Intel, e S indica um pacote de CPU de fator de forma pequeno. Esses indicadores alfabéticos são seguidos por um número. Números mais altos indicam mais recursos da CPU.
Xeon e Itanium
Os processadores Intel Xeon e Itanium são CPUs de classe de servidor projetadas e otimizadas para vários aplicativos de servidor. Esses processadores têm indicadores de três letras:X indica uma CPU de alto desempenho, E indica uma CPU otimizada para rack e L indica uma CPU otimizada para energia. Existem três níveis de processadores Xeon. Os processadores da série 3000 contêm um único núcleo, os processadores da série 5000 contêm dois núcleos e os processadores da série 7000 contêm mais de dois núcleos. Os processadores da série 9000 indicam processadores da classe Itanium, que podem ter dois ou mais núcleos. Números mais altos em cada série indicam mais recursos do processador.