Embora os PCs modernos estejam vinculados a seus teclados, a tecnologia de tela sensível ao toque substitui o teclado e o mouse para smartphones e uma série de outros dispositivos. Para sentir a posição da ponta dos dedos, a tela sensível ao toque emprega um digitalizador, um componente que transforma a tela em um conjunto de coordenadas em uma grade. O digitalizador rastreia o movimento de seus dedos em tempo real, para controlar ações como digitar uma mensagem de texto, atirar em um alvo em um jogo ou exibir o último boletim meteorológico.
Formulário e local
Normalmente, um digitalizador de tela sensível ao toque é uma peça em um "sanduíche" de várias camadas. Nos dispositivos modernos, a tela que produz as imagens encontra-se na camada inferior; o digitalizador é uma folha transparente que ocupa uma camada intermediária na parte superior da tela, e uma fina folha de vidro rígido e protetor forma a camada superior.
Ação
A camada do digitalizador contém um conjunto de sensores microscopicamente pequenos dispostos em linhas e colunas regulares por toda a sua superfície. Tocar na tela aciona os sensores imediatamente sob a ponta do seu dedo; um circuito eletrônico especializado recebe sinais desses sensores e os converte em um local específico na tela como coordenadas X e Y. O circuito envia a localização para um software que interpreta o toque e a localização de acordo com o aplicativo que você está usando. Por exemplo, quando você disca um número de telefone, seus dedos tocam os números em um teclado virtual na tela do telefone. O software compara os locais tocados com o teclado e gera um número de telefone um dígito por vez.
Dispositivos de tela sensível ao toque
Os dispositivos que usam a tecnologia de tela sensível ao toque incluem smartphones e tablets. Como eles não exigem um teclado dedicado, o tamanho da tela utilizável é maximizado sem comprometer nenhum recurso. Tablets gráficos usados por artistas e designers industriais também empregam digitalizadores, assim como caixas eletrônicos e quiosques de informações. Como teclados e mouses tradicionais podem ser vulneráveis em ambientes empoeirados ou sujos, algumas máquinas industriais usam telas sensíveis ao toque para monitoramento e controle.
Multitoque
Nos últimos anos, um sistema digitalizador aprimorado chamado multitoque trouxe mais conveniência para smartphones e outros dispositivos móveis. O multitoque rastreia dois ou mais dedos na tela ao mesmo tempo, permitindo gestos sofisticados, como encolher uma imagem ao beliscá-la.