Se você encontrar ou receber um arquivo .csv em seu computador, talvez não saiba o que é. Um arquivo .csv, ou "valores separados por vírgula", é um formato de banco de dados muito simples. As informações contidas podem ser uma planilha, uma lista de contatos ou qualquer conjunto de dados que possa ser organizado em colunas e linhas. Essencialmente, há muitas coisas diferentes que um arquivo .csv pode ser.
O que é?
Um arquivo .csv é realmente simples em estrutura; como o nome sugere, consiste em dados separados por vírgulas. Por isso, é uma boa ideia não incluir vírgulas em arquivos destinados a serem exportados para .csv, pois isso atrapalhará a estrutura do arquivo. Usando este formato de vírgula simples, os arquivos .csv conseguem organizar os dados de forma legível por uma variedade de programas.
Para que serve?
Muitos programas oferecem a opção de "exportar para CSV" ou "importar de CSV". De fato, tantos programas incluem esse recurso que é impossível listá-los aqui, mas exemplos comuns incluem o Microsoft Excel, que permite a exportação de planilhas, e o Microsoft Outlook, que permite a exportação de listas de contatos no formato .csv.
Por quê?
O formato de arquivo .csv não deve ser aquele em que as pessoas armazenam dados a longo prazo; em vez disso, é uma maneira de mover dados de um programa para outro. Considere um caminhão de carga internacional, se isso ajudar. Por exemplo, se você tiver um grande número de contatos no Microsoft Outlook, mas quiser usar esses contatos em outro aplicativo de e-mail, como Gmail ou Mozilla Thunderbird, poderá exportar os contatos para .csv e importá-los com seu novo programa. Continue lendo se não tiver certeza do que é "importar" ou "exportar".
Exportando
Exportar um arquivo para .csv significa pegar um determinado conjunto de dados - uma planilha, por exemplo - e salvá-lo como um arquivo .csv. Isso geralmente é feito quando é necessário mover dados de um programa para outro, mas às vezes também é feito para fazer backup de dados. Na maioria dos programas, exportar para .csv é tão simples quanto clicar em "Arquivo" e depois em "Exportar para CSV". Depois que os usuários exportam um conjunto de dados, eles criam um arquivo .csv em seu computador, que pode ser importado.
Importando
Se você deseja importar um .csv, primeiro você deve determinar se o programa fornecido é capaz de importar dessa maneira. Verifique o menu "Arquivo" para uma função "importar de CSV"; se não encontrar nada, consulte o manual do software. Depois de importar um arquivo .csv, certifique-se de que os dados não foram corrompidos de forma alguma durante a transferência — certifique-se de que todas as informações estejam nas categorias apropriadas e que todas as informações estejam presentes. Se a informação não veio perfeitamente, tente o processo novamente; se isso não funcionar, você pode precisar editar algumas coisas manualmente.