Erros de computador podem ocorrer devido a problemas de hardware ou software e geralmente exigem uma solução de problemas de tentativa e erro demorada para diagnosticar. O Windows 8 inclui algumas ferramentas de diagnóstico que podem ajudá-lo e economizar dinheiro no processo. As ferramentas de diagnóstico cobrem os culpados usuais, como memória, discos rígidos, placas de vídeo e software, permitindo que você identifique a origem dos problemas do seu computador. Nos casos em que as ferramentas não podem reparar completamente os erros, as informações fornecidas podem ser fundamentais para determinar o que deve ser substituído.
Monitor de Confiabilidade do Windows
Se a estabilidade geral do computador não for o que deveria ser, verifique o Monitor de Confiabilidade do Windows para obter uma representação visual do que está acontecendo. O monitor detecta quaisquer problemas que reduzam a estabilidade do sistema, como falhas de software ou erros de driver, e permite identificar o que está causando o problema. Por exemplo, o Monitor de Confiabilidade é capaz de indicar se o sistema está menos estável após a instalação de um novo programa ou driver. Desinstalar ou atualizar o software pode resolver o problema, que é refletido por um índice de estabilidade aprimorado. Para acessar o Monitor de Confiabilidade do Windows no Windows 8.1, digite "Confiabilidade" (sem as aspas) na tela Iniciar e selecione "Exibir histórico de confiabilidade". Eventos notáveis são marcados, permitindo que você revise períodos de tempo específicos para problemas que afetaram o computador.
Ferramenta de diagnóstico do DirectX
Ao contrário das versões anteriores do sistema operacional Windows, a Ferramenta de diagnóstico do DirectX agora está incluída por padrão e pode ajudar a diagnosticar problemas relacionados ao desempenho multimídia do seu sistema. Além das informações gerais do sistema, como o tipo de processador e a quantidade de memória, a ferramenta de diagnóstico também contém informações sobre a exibição, o som e a entrada do computador. A seção "Notas" de cada guia exibe informações sobre quaisquer problemas encontrados pela ferramenta de diagnóstico, que podem ser usados para fins de solução de problemas. Digite “dxdiag” (sem as aspas) na tela inicial e pressione “Enter” para acessar a ferramenta de diagnóstico DirectX.
Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows
RAM defeituosa pode causar instabilidade do sistema e desempenho errático, mas o Windows 8 é capaz de diagnosticar problemas de memória com a ferramenta de diagnóstico de memória incluída. A ferramenta é acessada digitando "Memória" (sem as aspas) na tela inicial e selecionando "Diagnosticar problemas de memória do computador". Você tem a opção de reiniciar o computador imediatamente e executar o diagnóstico ou agendá-lo para a próxima vez que o computador for iniciado. O teste padrão é executado por padrão, mas você também pode selecionar um teste estendido mais longo pressionando "F1" durante a verificação. Os resultados são exibidos após você efetuar login novamente no Windows. Um teste estendido normalmente só é necessário se o teste padrão não encontrar nenhum erro e você tiver certeza de que há algo errado com a memória do computador.
Diagnóstico do sistema
Também incluído no Windows 8 está o aplicativo Monitor de Desempenho, que apresenta uma opção de diagnóstico do sistema. O Monitor de Desempenho é acessível digitando “Perfmon” (sem as aspas) na tela inicial e pressionando “Enter”. A execução do teste de diagnóstico do sistema fornece um relatório sobre o status do hardware e dos recursos. Se algum problema for encontrado, você verá um aviso junto com informações sobre como resolver o problema. O sistema operacional, discos rígidos, segurança e serviços de sistema do computador também são verificados como parte do diagnóstico.