O processo de "compactar" um arquivo refere-se a colocá-lo em um formato de arquivo como "ZIP". Isso comprime o arquivo, tornando-o menor. Você pode compactar vários arquivos em um único arquivo ZIP, facilitando o armazenamento e a transferência por e-mail, pois os arquivos são menores e podem ser movidos apenas movendo esse arquivo ZIP. Se você precisar mover muitos arquivos ou arquivos muito grandes, compactá-los pode ser o melhor caminho a seguir.
Definição
O termo "zipar" quando aplicado a arquivos refere-se ao processo de compactação deles em um arquivo. Uma das razões pelas quais "zip" é o termo usado é que um dos formatos de arquivo mais populares tem a extensão de arquivo "ZIP". Isso não significa que este é o único formato de arquivo que pode ser "zipado", no entanto. Você também pode aplicar esse termo geralmente a qualquer tipo de compactação, inclusive em formatos como RAR ou 7Z. Esses formatos de compactação são usados pelos programas WinRAR e 7Zip.
Armazenamento
Uma vantagem de compactar arquivos é para fins de armazenamento e organização. Se você tiver um grande número de arquivos que não planeja usar tão cedo, poderá "compactar" todos eles em um único arquivo. Isso os tornará menores e também os organizará em um arquivo que você poderá encontrar e usar facilmente. Alguns arquivos em seu computador podem ser muito grandes, portanto, condensar muitos deles em um único arquivo compactado pode reduzir bastante a quantidade de armazenamento necessária e qualquer problema que possa ter para localizá-los.
E-mail
Outra vantagem de compactar arquivos é que você pode transferi-los mais facilmente. Um arquivo compactado em um arquivo será menor que a versão original. Também será apenas um arquivo, pois você pode compactar vários arquivos nele. Isso torna muito mais fácil enviar por e-mail o arquivo compactado como um anexo para outra pessoa pela Internet, especialmente porque alguns sites de e-mail têm uma limitação para o tamanho do arquivo que você pode enviar por meio deles. Isso significa que você pode enviar um arquivo por e-mail para alguém em formato compactado, onde você não conseguiria enviá-lo de outra forma.
Transferir para mídia
Também é vantajoso transferir um arquivo compactado para algo como um CD virgem ou uma unidade flash USB. Como o arquivo compactado é menor, você pode adicionar muito mais a um CD do que seria capaz de outra forma, e um arquivo menor significa que o processo de criação do CD levará menos tempo. Se você compactar todos os seus arquivos dessa maneira, poderá caber muito mais arquivos no CD do que conseguiria se não tivesse tentado compactá-los.
Programas
Exemplos de programas que permitem tirar proveito de arquivos compactados incluem WinZip e WinRAR. Depois de baixar e instalar esse programa em seu computador, muitas vezes você pode compactar arquivos em um arquivo apenas clicando com o botão direito do mouse no arquivo específico e selecionando uma opção oferecida por um dos programas para adicioná-lo a um novo arquivo. Depois de fazer isso uma vez, você pode adicionar outros arquivos ao mesmo arquivo da mesma maneira, o que permitirá que você aproveite os muitos usos dos arquivos compactados.