Os operadores de computador da Univac em 1951 não tinham um monitor para ajudá-los a ver o que estava acontecendo dentro do computador - eles tinham que se inspirar nas luzes de um painel de controle piscando enquanto o computador executava suas tarefas. Hoje, as tarefas de computação são muito mais complexas e as pessoas precisam de monitores para se comunicar com seus computadores. Quando os monitores comerciais começaram a aparecer por volta de 1960, porém, eles eram bastante primitivos em comparação com as grandes e vibrantes telas planas de hoje.
Computação nos primeiros dias do papel
Os monitores são dispositivos de saída que os computadores usam para transmitir informações. As pessoas nos primeiros dias de computação não precisavam tanto de monitores porque se comunicavam com computadores usando papel. Máquinas de cartões perfurados permitem que eles digitem instruções em cartões que um computador lê. Depois de processar as instruções, o computador perfurava sua saída em outros cartões ou fitas de papel que os humanos precisavam decifrar.
Chegam monitores de computador
Os tubos de raios catódicos tornaram-se os primeiros monitores de computador que as pessoas usavam para visualizar informações do computador. Um CRT é um tubo de vácuo com uma extremidade revestida com fósforo. Quando os elétrons os atingem, eles emitem luz. Como os CRTs eram os únicos monitores que as pessoas tinham, eles costumavam se referir aos monitores de computador como CRTs. Os primeiros operadores de computador raramente visualizavam texto em um CRT. Em vez disso, eles usaram CRTs para exibir gráficos vetoriais incolores. À medida que a tecnologia avançava, os CRTs coloridos que exibiam texto e gráficos enchiam escritórios, residências e escolas.
O CRT ganha competição
Ao longo dos anos, a tecnologia evoluiu e as pessoas construíram computadores pessoais primitivos que tinham dispositivos terminais integrados. Esses dispositivos podem enviar saída de vídeo composto para monitores CCTV baratos. O Apple I, lançado em 1976, por exemplo, foi o primeiro computador de uma fábrica que tinha esse tipo de saída que as pessoas podiam conectar em um monitor de vídeo. Não demorou muito para que os inventores criassem moduladores de RF que permitiam às pessoas conectar dispositivos como o Apple II e consoles de jogos a televisores comuns.
Monitores de hoje:um novo mundo de computação
Embora você ainda possa encontrar CRTs antigos à venda, eles são mais volumosos e usam mais energia do que os modernos monitores de tela plana, como monitores de cristal líquido. As vendas de monitores LCD superaram as vendas de monitores CRT em 2007. Os LCDs não apareceram de repente naquele ano, é claro; fabricantes os criavam desde a década de 1980. No entanto, os primeiros LCDs eram caros e apresentavam problemas de desempenho. Os LCDs criam imagens vívidas e coloridas quando o material eletricamente sensível muda de cor quando a corrente elétrica passa por ele. Os LCDs também possibilitam que os proprietários de laptops desfrutem de imagens, texto e vídeo de alta qualidade em telas finas e leves.