A barra de tarefas é uma parte importante da experiência do Windows. Ele não apenas contém uma variedade de informações --- incluindo que horas são e quanto tempo resta da bateria --- é a maneira como a maioria dos usuários do Windows abre programas e documentos. Como tal, o desaparecimento da barra de tarefas é uma coisa estressante, mas é possível corrigir esse problema por conta própria.
Ocultar automaticamente
Às vezes, você pode pensar que sua barra de tarefas desapareceu, mas na verdade ela foi configurada para "ocultar automaticamente". Mova o mouse para a parte inferior da tela e veja se ele aparece automaticamente. Em seguida, verifique todos os quatro lados da tela.
Se a barra de tarefas estava simplesmente ocultando automaticamente, desative esse recurso clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas, clicando em "Propriedades" e desmarcando "Ocultar automaticamente a barra de tarefas".
Reinicializar
Se a barra de tarefas desaparecer e o ocultamento automático não for o culpado, a primeira coisa que você deve fazer é reiniciar o computador - isso corrige os problemas na maioria dos casos. Apenas um problema:porque sua barra de tarefas desapareceu, você não pode acessar o menu "Iniciar" para desligar o computador. Em vez disso, pressione “Alt”, “Ctrl” e “Delete” ao mesmo tempo e pressione “Restart” na janela que aparece depois de fazer isso. Seu computador deve reiniciar e, na maioria dos casos, sua barra de tarefas deve voltar quando for reiniciada.
Mais opções
Se a reinicialização não corrigir a barra de tarefas reaparecer, seu computador pode ter um problema ao iniciar o explorer.exe, o programa que exibe a barra de tarefas e os ícones da área de trabalho no Windows. Pressione “Ctrl”, “Shift” e “Esc” ao mesmo tempo para abrir o Gerenciador do Sistema. Em seguida, clique em “Arquivo”, seguido de “Nova tarefa (Executar)” e digite “explorer.exe” na caixa de diálogo que aparece.
Agora você tem sua barra de tarefas e ícones da área de trabalho de volta. Reinicie para ver se eles permanecem após a reinicialização. Se não, repita o processo no parágrafo acima. Quando você tiver sua barra de tarefas de volta, clique em “Iniciar”, depois em “Programas”, depois em “Acessórios”, depois em “Ferramentas do Sistema” e depois em “Restauração do Sistema”. Restaure o computador para um momento em que tudo estava funcionando bem clicando nessa data no calendário. Reinicie para ver se isso resolve o problema.
Se nada disso trouxer de volta sua barra de tarefas permanentemente, talvez seja hora de executar uma instalação de reparo. Consulte Recursos para ler um artigo do eHow sobre instalações de reparo, que podem corrigir vários problemas relacionados ao Windows.