Desinstalar programas é uma parte natural de possuir um computador. Ocasionalmente, os programas de computador precisam ser removidos. Infelizmente, a desinstalação de programas nem sempre sai conforme o planejado. Alguns programas resistem ao método usual através do Painel de Controle. Nessas situações, você terá que usar métodos alternativos. Cada um desses métodos é voltado para o Windows 8, no entanto, muitos deles funcionarão em versões anteriores.
Procure o desinstalador
Somente os programas que foram escritos especificamente para Windows aparecerão em Programas e Recursos do Painel de Controle. Isso significa que alguns programas não aparecerão. Se um programa não estiver aparecendo aqui, procure o desinstalador.
Mova o mouse para o canto superior direito da tela para abrir a barra Charms. Em seguida, clique em "Pesquisar" e digite o nome do programa que deseja desinstalar. Quando ele aparecer, clique com o botão direito nele e selecione "Desinstalar" no menu que aparece. Além disso, pode haver um programa separado rotulado como o desinstalador desse programa.
O Windows introduziu outra maneira de desinstalar um programa com o Windows 8. Na nova tela Iniciar baseada em blocos (não confundir com o menu Iniciar em versões anteriores do Windows), os usuários podem clicar com o botão direito do mouse no bloco de um programa específico para trazer uma nova barra de ferramentas na parte inferior da tela. Uma das opções aqui será "Desinstalar". Obviamente, nem todos os programas instalados em seu PC terão necessariamente um bloco na tela inicial.
Faça uso da restauração do sistema
A Restauração do Sistema é um utilitário do Windows que reverte todo o sistema para uma data anterior. Você pode acessar este utilitário digitando "restaurar" na ferramenta de pesquisa localizada na tela inicial do Windows 8.
Crie o hábito de criar um ponto de restauração usando este utilitário antes de instalar novos programas. Caso o programa cause problemas e seja difícil de desinstalar, use a Restauração do sistema para reverter para o ponto de restauração. Isso redefine todo o sistema operacional para antes mesmo de o programa ser instalado.
Antes de executar esta etapa, entenda que alguns programas são destinados ao Windows para não serem desinstalados. Isso inclui vários utilitários de sistema integrados ao sistema operacional. Como um exemplo famoso, o Internet Explorer não pode ser desinstalado. O Microsoft Office pode ser desinstalado, mas possui seu próprio utilitário para remover todos os seus vários componentes.
Tente reinstalar o programa novamente
Tente reinstalar um programa. Use o disco original ou o arquivo de instalação para executar o instalador novamente. Muitos instaladores incluem a capacidade de reparar ou modificar o programa em uma das telas iniciais. A execução da opção de reparo pode corrigir o problema que você estava enfrentando.
Caso contrário, muitos instaladores também apresentarão a opção de remover completamente o programa. Se não houver uma opção óbvia para isso ao executar o instalador, verifique os fóruns de suporte ou o site do desenvolvedor para ver se há instruções específicas para usar o instalador para desinstalar o programa.
Como alternativa, basta executar o desinstalador uma segunda vez para corrigir o problema. Às vezes não funciona na primeira vez, mas terá sucesso na segunda vez.
Solicite a ajuda de programas adicionais
Alguns programas resistem à desinstalação por motivos nefastos – como adware ou malware – ou por motivos de segurança – como McAffee e Norton. Nessas situações, registre programas adicionais projetados para corrigir problemas de registro e remover programas que resistem a outros métodos.
*Para desinstalar um pacote de segurança, como Norton ou McAffee, baixe o programa de remoção específico. Por exemplo, a McAffee fornece a McAffee Consumer Product Removal Tool gratuitamente.
*Para todos os outros problemas, experimente primeiro o Fix It da Microsoft, especializado em problemas causados por chaves de registro corrompidas por malware. Este utilitário funciona em todas as versões do Windows desde o XP.
*Se tudo mais falhar, baixe o Revo Uninstaller, que é gratuito e especializado em programas difíceis de remover. Existe uma versão paga deste produto, mas a versão gratuita é suficiente para uso pessoal.