Os cabos de fibra óptica consistem em vários fios de fibras ópticas, fios de vidro puro semelhantes a cabelos projetados para transmitir luz. Quando centenas ou milhares desses fios são colocados juntos, eles são capazes de transmitir ondas de luz até 60 milhas. Sinais elétricos, como sinais de televisão, voz ou dados, são convertidos em sinais ópticos de alta qualidade usando um transmissor óptico e enviados na velocidade da luz, produzindo um método de transmissão de dados rápido e de alta qualidade.
História
O conceito de guiar a luz refletida foi demonstrado já na década de 1840, quando os cientistas franceses Daniel Colladon e Jacques Babinet foram capazes de transmitir luz ao longo de um fluxo de líquido, apelidado de "tubo de luz". Usando este princípio, o cabo de fibra óptica foi desenvolvido comercialmente pela primeira vez na década de 1970, revolucionando a indústria de telecomunicações. Até então, os sinais eram enviados e recebidos usando fios de cobre ou sistemas de satélite, que agora foram amplamente substituídos pela tecnologia de fibra óptica.
Estrutura de fibra óptica
As fibras ópticas consistem em um núcleo de vidro puro cercado por múltiplas camadas. A primeira camada é um revestimento reflexivo, que age como um espelho longo e flexível, refletindo a luz ao longo do comprimento do núcleo de vidro. Este princípio é conhecido como reflexão interna total. Em seguida, uma camada protetora externa conhecida como revestimento "tampão" é aplicada para proteger a fibra contra danos e umidade. Os feixes dessas fibras ópticas são então envolvidos por uma camada de reforço de fio de aramida e, finalmente, uma "revestimento" de plástico para criar um cabo de fibra óptica completo.
Aplicativos
Os cabos de fibra óptica são agora utilizados como a forma predominante de transmissão nas comunicações, televisão por cabo e Internet. O desenvolvimento contínuo da tecnologia da Internet só foi possível através do uso de fibra ótica. O mais recente desenvolvimento é uma conexão direta com a Internet, chamada "fiber to the home" (FTTH), que oferece velocidade e qualidade de conexão superiores. Os serviços de FTTH ainda são muito limitados porque o custo em comparação com as conexões de Internet padrão é muito alto.
Vantagens
Os cabos de fibra óptica fornecem transmissões de qualidade superior em comparação com os sistemas de satélite e de cobre. As telecomunicações de longa distância que usam a tecnologia de satélite são propensas a conexões fracas e eco, que são muito melhoradas quando a fibra óptica é usada. Os cabos de cobre usados para transmissão elétrica são muito maiores e mais pesados, têm uma capacidade de largura de banda muito menor, são afetados por interferência eletromagnética e são propensos a maiores taxas de perda em longas distâncias. Esses problemas são praticamente eliminados com o uso da tecnologia de fibra óptica.
Desvantagens
Apesar de suas muitas vantagens, os cabos de fibra óptica continuam sendo a opção mais cara em quase todas as aplicações. Dependendo do tipo e escala do projeto, outras opções ainda podem ser economicamente favoráveis em comparação com a fibra ótica. Em particular, a "emenda" ou união de cabos em longas distâncias é difícil e cara. Além disso, o cabeamento de fibra óptica não tem a capacidade de transferir energia além dos dados, em comparação com o cabeamento de cobre tradicional.