>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

UHF vs. VHF


A Frequência Muito Alta e a Frequência Ultra Alta são duas bandas de frequência de transmissão de rádio vizinhas. As bandas VHF e UHF oferecem vantagens umas sobre as outras ao atender a diferentes casos de uso de transmissão. Transmissões como rádio FM, TV, rádio amador, radionavegação aeronáutica, telefones celulares e Wi-Fi se enquadram nos espectros de VHF e UHF.

Faixas de frequência de rádio


VHF e UHF pertencem à divisão de ondas de rádio do espectro eletromagnético, que inclui a luz visível. As transmissões UHF funcionam em níveis de frequência mais altos do que as transmissões VHF. O VHF vem na faixa de 30 MHz a 300 MHz, enquanto o UHF abrange a faixa de 300 Mhz a 3 GHz. A faixa UHF representa uma parcela muito maior do espectro eletromagnético do que VHF.

Prós e contras da frequência


Quanto menor a frequência, maior a onda. Os sinais de baixa frequência viajam mais longe e são menos suscetíveis à interferência de objetos. Como o VHF é de frequência mais baixa que o UHF, as transmissões em VHF podem percorrer distâncias maiores e são menos propensas a encontrar interferência. No entanto, o UHF tem a vantagem de ter mais largura de banda para trabalhar na faixa, o que dá espaço para transmissões simultâneas, tornando-o menos suscetível à interferência de outras ondas de rádio. Tanto o VHF quanto o UHF são muito altos na faixa de frequência para refletir na ionosfera como as transmissões de rádio AM na faixa de alta frequência, o que limita a distância que o sinal pode ir, mas impede que os sinais interfiram um no outro.

Melhor ajuste para VHF


VHF é uma solução ideal para transmissão. A limitação de alcance do VHF evita interferências de transmissões a centenas de quilômetros de distância. Além disso, o VHF é mais adequado para fins de transmissão porque é menos propenso a interferências climáticas do que o UHF. VHF é bom para transmissão de TV e rádio:você não precisa se preocupar com uma transmissão de TV ou rádio de Chicago superando uma de Denver com VHF, e você está menos preocupado com interferência do que com UHF. Além disso, o VHF funciona melhor para situações em que o custo do equipamento e o consumo de energia são preocupações.

Melhor ajuste para UHF


UHF é uma opção melhor do que VHF quando você tem um grande número de diferentes sinais de curto alcance trabalhando na mesma área. O UHF é mais adequado quando você está preocupado que diferentes dispositivos de transmissão interfiram uns nos outros. O espaço extra dá aos dispositivos mais espaço para trabalhar para evitar o uso das mesmas frequências, tornando o UHF mais adequado para eletrodomésticos, telefones celulares e rádios bidirecionais. Apesar de não ser a solução ideal para transmissões de TV porque o sinal é mais difícil de sintonizar, o espectro UHF hospeda sinais de TV.