>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

SODIMM vs. SDRAM


A menos que você seja um entusiasta de tecnologia, é difícil manter muito interesse nas diferenças entre os padrões de memória do computador. A memória é descrita com uma enxurrada de siglas e números de desempenho, que transmitem relativamente pouco para usuários não técnicos. Você pode sair se perguntando sobre a diferença entre SDRAM de um modelo e SODIMMs de outro, sem receber nenhuma explicação satisfatória. Na verdade, a RAM usada por quase todos os computadores modernos é SDRAM. SODIMMs são simplesmente uma versão pequena do stick de RAM padrão.

A Dança da Memória


A memória RAM do seu computador é bastante semelhante à memória do seu pen drive USB, mas há uma diferença significativa. Os chips do seu pen drive são RAM estática, o que significa que, uma vez que os dados são gravados, eles permanecem no lugar. A memória do seu computador é dinâmica, o que significa que deve ser atualizada em intervalos definidos. Esse é o "D" na SDRAM, e é por isso que os dados são perdidos se o computador perder energia e não puder atualizar os chips. O "S" em SDRAM significa que é síncrono - regulado para se encaixar em sua CPU. Quando a CPU está preparada para aceitar o próximo bloco de dados da memória, sua SDRAM garante que os dados estejam prontos para serem enviados ao mesmo tempo.

Obtendo DIMM


A SDRAM moderna vem na forma de módulos de memória em linha duplos, mais convenientemente abreviados como DIMMs. Eles são fabricados na forma de pequenas placas, ou "bastões", com aproximadamente 5 1/4 polegadas de comprimento. Os DIMMs têm uma fileira de chips de memória em cada lado, uma melhoria de economia de espaço em relação aos módulos de memória em linha simples ou SIMMs de geração mais antiga. Os DIMMs usados ​​em computadores desktop e servidores têm conexões de 240 ou 284 pinos, divididas igualmente entre a frente e a traseira.

Querida, encolhi os DIMMS


DIMMs convencionais funcionam bem em computadores desktop e servidores, mas encaixar pentes de RAM de 5 polegadas em laptops modernos e leves não é prático. É aí que a SODIMMS entra em cena. Eles funcionam exatamente da mesma forma que os DIMMS convencionais, mas os SODIMMS são fisicamente reduzidos. O "SO" na sigla significa "small outline", um reflexo de seu tamanho diminuto. SODIMMS são aproximadamente metade do comprimento dos DIMMS convencionais e um terço da espessura, com 200 ou 204 pinos. O pacote de capacidade de memória comparável nesses minúsculos chips permite que os fabricantes criem laptops mais finos, menores e mais leves ou servidores minúsculos para aplicativos de negócios.

Testando 1, 2, 3, 4


Na virada do século, os primeiros DIMMs foram substituídos por uma nova tecnologia chamada dual data rate ou DDR DIMMs. O DDR usava as duas metades do ciclo de clock do computador - o "tick" e o "tock", por assim dizer - para transferir dados, aumentando muito o desempenho da memória. Os padrões mais recentes DDR2, DDR3 e DDR4 aumentaram constantemente o desempenho da RAM e reduziram o consumo de energia para DIMMs e SODIMMs padrão, mas não são intercambiáveis. Sua placa-mãe e seus chipsets são projetados para um ou outro, e você só pode usar esse estilo. Máquinas DDR4 usam um soquete mais novo com mais pinos, então chips mais antigos simplesmente não cabem. Os chips DDR2 e DDR3 usam o mesmo número de pinos, mas o entalhe ou "chave" está em um lugar diferente para que você não possa confundi-los.