Tanto os cabos coaxiais quanto os de par trançado servem como meio básico de conexão para cabeamento de rede. As informações transmitidas por redes de computadores com fio e por nós de redes de computadores viajam por cabos de rede e passam dos cabos para os nós de rede por meio de conectores especiais. Cada tipo de cabo tem um design específico que promove a integridade da transmissão de dados e reduz o potencial de interferência do sinal, com os diferentes designs refletindo diferentes abordagens básicas para atingir o mesmo objetivo.
Rede
Uma rede pode ser composta de cabo coaxial e cabo de par trançado, de modo que uma seção da rede use cabo coaxial e uma seção diferente use cabo de par trançado. Cada tipo de cabo possui propriedades específicas que podem torná-lo mais adequado para uso em diferentes condições. O tamanho de uma rede, tanto em termos de distância física sobre a qual a rede se estende, quanto em termos de número de dispositivos conectados à rede, pode influenciar a escolha de um tipo de cabo em detrimento de outro.
Coaxial
O cabo coaxial, às vezes chamado de coaxial, possui quatro camadas internas. No núcleo há um condutor interno. Uma camada isolante cobre o condutor interno e uma segunda camada condutora, por sua vez, cobre a camada isolante interna. A camada final é uma fina camada isolante que é a camada externa visível do cabo. O cabo coaxial é geralmente mais barato que o cabo de par trançado. O cabo coaxial raramente é usado em redes de computadores, mas é amplamente utilizado para serviços de televisão a cabo e conexões de vídeo, como os usados por sistemas de vigilância de circuito fechado.
Par trançado
O cabeamento de par trançado vem em duas variedades:blindado e não blindado. O design comum a ambas as variedades é de dois condutores torcidos um ao redor do outro, com um condutor servindo como circuito direto e o outro como circuito de retorno. O cabo de par trançado não blindado (UTP) é mais barato que o cabo de par trançado blindado (STP). No entanto, a falta de blindagem em torno do cabo UTP o torna mais suscetível à interferência de dispositivos eletrônicos.
Conectores
O cabeamento coaxial se conecta a dispositivos de rede por meio de conectores BNC. Esses conectores podem ter configurações como conectores macho/fêmea simples, conectores T que permitem a conexão de três cabos separados ou como conectores terminais. Por outro lado, os cabos de par trançado geralmente se conectam por meio de conectores RJ, como os conectores RJ-45 usados em redes Ethernet e o conector RJ-11 menor usado com cabos telefônicos.
Pontos fortes e fracos
Tanto o cabo coaxial quanto o cabo de par trançado podem suportar velocidades de rede nas faixas de megabit e gigabit. Ambos são suscetíveis em graus variados à interferência de sinal, onde sinais externos interferem na transmissão dentro do cabo, e vazamento de sinal, onde os sinais dentro do cabo vazam e se tornam uma fonte de interferência para outros dispositivos. O cabo coaxial, sendo um projeto padrão, varia pouco em sua suscetibilidade à interferência. Para cabos de par trançado, no entanto, a resistência dos cabos à interferência depende em grande parte do grau em que o esquema de torção permanece em vigor e, portanto, pode variar muito.