O cabo coaxial é um tipo de fio amplamente utilizado para transportar uma ampla gama de transmissões da fonte para o dispositivo. Os exemplos incluem o uso em aplicativos de TV a cabo e por satélite, Internet a cabo, redes de computadores e linhas de rádio. O cabo coaxial vem em diferentes tipos, geralmente designados por um RG (para Radio Guide) antes de um número. As diferenças geralmente estão na qualidade dos materiais utilizados ou no fabricante específico.
Identificação
O cabo coaxial geralmente é preto ou cinza por fora e pode variar em espessura. Debaixo da camada externa, geralmente há uma camada metálica feita de alumínio. Sob esta camada pode haver um plástico protetor como bainha e dentro desta bainha está o fio real geralmente feito de fios trançados de cobre ou alumínio.
Recursos
Cada camada dentro de um cabo coaxial serve a um propósito. A fiação trançada de cobre ou alumínio é o que transporta o sinal real que está em formato de radiofrequência. A bainha que cobre o fio foi projetada para evitar a interferência do sinal de rádio de entrada, ao mesmo tempo em que evita o vazamento do sinal.
A camada metálica sobre esta bainha não é encontrada em todos os tipos, mas ajuda ainda a evitar a interferência do sinal. A camada externa final é espessa e durável e projetada para proteger o cabo da umidade e das condições ambientais.
Significado
O design multicamada do cabo coaxial o torna útil para uma ampla gama de aplicações. Este tipo de cabo não só é resistente às condições ambientais, tornando-o ideal para passagens subterrâneas e externas, como também pode ser executado em dutos metálicos e próximo a outros itens metálicos.
A transmissão do sinal também não é afetada por curvas e curvas no cabo devido à flexibilidade do cabo. O cabo coaxial pode ser executado ao longo das laterais de edifícios, subterrâneos e em voltas e cantos sem quebrar o fio ou impedir o sinal.
Tipos
Os tipos comuns de cabo coaxial incluem RG-6, RG-8, RG-58 e RG-59. O RG-6 é um dos mais comuns, encontrado em aplicações domésticas e empresariais, como conexões de televisão a cabo. O RG-59 é considerado o predecessor do RG-6. O cabo RG-8 é usado principalmente para transmissões de rádio, como rádio CB, enquanto o RG-58 é encontrado em aplicações de rede Ethernet.
Considerações
O cabo coaxial é resistente ao efeito de atenuação (perda de sinal em longas distâncias) até um determinado comprimento. O cabo coaxial médio pode percorrer 100 metros antes que a atenuação comece a se tornar perceptível.
Embora o cabo coaxial seja resistente às condições ambientais, passar o cabo através de tubos e linhas subterrâneas é uma boa maneira de proteger os cabos da umidade excessiva e do risco de serem cortados se ocorrerem escavações.