O software de rede, que opera em uma rede e não em um computador individual, pode executar tarefas que complementam, habilitam ou substituem o software do usuário final. O software antivírus baseado em rede complementa o software antivírus de desktop. O software do servidor de mensagens em rede permite que os computadores dos usuários finais enviem mensagens instantâneas de um lado para o outro. E o software de aplicativo de servidor, como o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, substitui o software de gerenciamento de contato do usuário final. Todos os softwares de rede compartilham o objetivo comum de aumentar a produtividade e melhorar a segurança dos usuários da rede.
História
Embora as redes de computadores tenham começado a surgir na década de 1970, o software baseado em rede não começou a se espalhar amplamente até que os computadores pessoais se tornaram comuns em ambientes domésticos e de escritório no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. No entanto, o advento do navegador visual para a Internet em meados da década de 1990 marcou o verdadeiro ponto de virada para o software de rede, porque efetivamente mudou a definição de rede de uma ferramenta útil principalmente por empresas para uma ferramenta útil para usuários domésticos e consumidores em todo o mundo.
Tipos
Existem versões de software de desktop baseadas em rede para vários tipos de software, com o maior número de variedades concentradas em áreas como comunicações e segurança. O software de rede para comunicações inclui aplicativos de e-mail, mensagens instantâneas, teleconferência e videoconferência. O software de rede para segurança inclui antivírus, filtragem de spam, firewall e aplicativos de gerenciamento de acesso a dados. Embora sejam menos comuns, as versões de software de rede de ferramentas de produtividade de escritório, como planilhas e processadores de texto, estão começando a proliferar.
Benefícios
As vantagens do software de rede em comparação com o software de desktop incluem gerenciamento centralizado e problemas de suporte técnico reduzidos ao usuário final. Por exemplo, se um aplicativo de software de desktop específico armazena todos os seus dados em um compartilhamento de rede, o risco de perda de dados quando um usuário final danifica acidentalmente seu computador diminui.
Considerações
A natureza centralizada do software de rede implica que, se o aplicativo de rede falhar, todos os usuários que tentarem se conectar ao aplicativo não poderão fazê-lo. A falha de um único aplicativo de software de rede pode resultar em reduções generalizadas de produtividade.
Potencial
Os tipos e usos de software de rede podem evoluir à medida que a tecnologia de rede sem fio se torna mais amplamente disponível. Sem as restrições impostas pela necessidade de conexões cabeadas, como Ethernet, a cobertura da rede pode se ampliar rapidamente, permitindo que mais e mais usuários acessem redes onde antes não existiam redes cabeadas.
Diferenças
Os termos "software de rede" e "software de rede" são frequentemente usados de forma intercambiável. No entanto, o software de rede geralmente se refere ao software que habilita a rede. Novell e Microsoft, por exemplo, são dois desenvolvedores de software de rede amplamente conhecidos. O software de rede, por outro lado, é um software que opera quando a rede já está habilitada.