A história da impressão moderna é o resultado de uma série de avanços tecnológicos que remontam à imprensa. No entanto, não foi até o século 20, com o desenvolvimento da tecnologia de computador, quando a impressão eletrônica moderna se tornou acessível.
Prazo
A primeira impressão em cores bem-sucedida ocorreu em 1977 e, apesar da variedade de impressoras matriciais, jato de tinta e laser disponíveis para os consumidores na década de 1980, as impressoras coloridas eram geralmente resignadas às gráficas e as cópias coloridas eram caras para comprar. No final da década de 1980, as impressoras coloridas eram mais amigáveis ao consumidor tanto em custo quanto em tecnologia.
História
A evolução das impressoras modernas começou com a prensa móvel inventada por Johannes Gutenberg em 1550. Entre a época em que Gutenberg introduziu sua prensa e a Revolução Industrial que a mecanizou, apenas o advento da litografia avançou o processo de impressão, tornando as imagens mais fáceis transferível. O século XIX acrescentou as invenções da fotografia e das chapas de impressão fotomecânicas ao avanço da impressão moderna. Por fim, a máquina de linotipo precedeu a invenção da eletrônica e dos computadores na década de 1960, avançando no processo de composição. A Remington Rand desenvolveu a primeira impressora de alta velocidade para seu UNIVAC em 1953.
Identificação
A C. Itoh Enterprises (CIE) tornou-se uma das primeiras empresas a ser pioneira no mercado de impressoras para computadores pessoais. Embora a empresa Apple Computer possa levar o crédito pelo nome e pelo marketing, foi a CIE que, em 1976, lançou uma impressora de PC de 80 linhas chamada ImageWriter. Os monitores coloridos e a impressão colorida não entraram em cena até um ano depois, no Japão, quando a Mitsushita Corporation duplicou as cores de seu protótipo de monitor colorido no papel.
Tipos
Em 1976, bem antes de a tecnologia matricial anterior ver um mercado inundado de concorrentes, a IBM havia se tornado a primeira empresa a empacotar e lançar uma impressora a jato de tinta. A impressora a jato de tinta evoluiu a partir de uma série de esforços de pesquisa e desenvolvimento, culminando com a impressora de mesa colorida da IBM na década de 1980.
Impressoras a laser
As impressoras a laser estão na linha de impressoras sem impacto, ou digitais, com o modelo jato de tinta e são o culminar da tecnologia de impressão. Embora a primeira impressora a laser tenha sido desenvolvida por Gary Starkweather na Xerox, a Xerox não comercializou imediatamente o produto. Em vez disso, a Canon foi a primeira a lançar uma impressora a laser de consumo. A Canon LPB-CX estava nas lojas em 1983 e, posteriormente, seu motor foi vendido tanto para a Hewlett-Packard quanto para a Apple para ser aplicado em seus respectivos designs.