Talvez você tenha construído um computador e o esteja ligando pela primeira vez, ou você já possui esse computador há algum tempo. De qualquer forma, você pode encontrar um problema em que o monitor mostra uma tela preta e o computador está apitando. Existem várias causas e soluções para este problema.
Etapa 1
Consulte o manual da sua placa-mãe, pois a placa-mãe é o dispositivo de bipe. Esses bipes são como o código Morse, e cada "código de bipe" é explicado no manual. Os códigos de bipe comuns incluem não ter um monitor ou teclado conectado corretamente; não ter uma ventoinha da CPU conectada ou não conectar os cabos de alimentação internos à placa de vídeo. Esse problema de tela preta e bipe é mais comum em computadores recém-montados.
Etapa 2
Verifique os cabos externos para certificar-se de que estão conectados corretamente. As conexões externas mais importantes a serem verificadas são o cabo de sinal do monitor e o teclado. Se o cabo do monitor parecer danificado ou dobrado, tente substituí-lo por um sobressalente. Se o cabo do teclado parecer desgastado, experimente um teclado sobressalente.
Além disso, um plugue de teclado PS/2 (redondo, com furos, com aproximadamente o diâmetro de um dedo) geralmente é codificado por cor roxa. Se você o conectou à porta verde na parte traseira do computador (para mouses PS/2), mude para o outro. Se não houver código de cores, a porta apropriada deve ter um pequeno ícone em relevo de um teclado na parte traseira do computador. Se isso não acontecer, consulte o manual da sua placa-mãe para a porta correta. Se tudo mais falhar, tente um teclado sobressalente, de preferência USB (Universal Serial Bus), que pode ser conectado a qualquer porta USB na parte traseira do computador.
Etapa 3
Verifique se há conexões de alimentação adicionais da placa-mãe. O seu pode exigir vários cabos conectados da fonte de alimentação. Existe o plugue largo padrão, que você sabe que está conectado corretamente porque sua placa-mãe está apitando. No entanto, também pode haver um cabo adicional de quatro pinos que se conecta a outro local da placa-mãe. Verifique o manual da placa para certificar-se de que ela tenha todas as conexões de energia necessárias.
Etapa 4
Verifique seus cabos internos. Certifique-se de que o ventilador da CPU esteja conectado ao conector da placa-mãe próximo. Sem isso, a ventoinha da CPU não vai girar e a placa-mãe pode detectar essa falta de conexão e produzir um código de bipe. Sua placa de vídeo também pode ter um ou dois plugues de alimentação internos que precisam ser conectados aos cabos da fonte de alimentação. Esses cabos têm extremidades exclusivas, semelhantes em forma a um plugue USB. Consulte a documentação do gabinete ou da placa de vídeo, se necessário. Se esses cabos não estiverem conectados, sua placa-mãe pode se recusar a inicializar o sistema.
Sua placa de vídeo pode estar com defeito. Se for um cartão novo, ele pode ter chegado quebrado, caso em que você provavelmente precisará solicitar uma RMA (Autorização de Devolução ao Fabricante) para receber um substituto. Se este cartão estava funcionando anteriormente para você neste sistema, você pode entrar em contato com o fabricante para receber um substituto, se o dispositivo ainda estiver na garantia.
Dica
Se o seu monitor usa DVI e você tem apenas um cabo VGA/DSUB sobressalente, este sobressalente serve como um espaço reservado temporário. Se o seu teclado for PS/2, você pode comprar um adaptador barato que permite conectá-lo a uma porta USB.
Aviso
Desconecte o cabo de alimentação do seu computador antes de investigar seus componentes internos. Não tente abrir a fonte de alimentação. Se parecer quebrado, leve-o a um técnico ou entre em contato com o fabricante para obter instruções.