Ethernet é um método comum para conectar computadores entre si e com a Internet. Universal Serial Bus (USB) é uma interface para conectar dispositivos a um computador. Ambas as interfaces podem ser usadas para se conectar à Internet. A velocidade de acesso à Internet é uma das principais considerações ao escolher entre Ethernet e USB.
Função
Ambos Ethernet e USB são projetados para comunicações bidirecionais. Como o USB é uma interface genérica, ele pode ser usado para conectar-se à Internet por meio de um dispositivo compatível com USB, como um modem a cabo. A maioria dos computadores está equipada com várias portas USB, tornando o USB uma opção popular para conectar computadores à Internet.
Comparação de velocidade
A métrica básica para comparar a velocidade Ethernet versus USB é a velocidade de transferência de dados, medida em megabits por segundo (Mbps).
A partir de 2009, existem duas versões principais do USB. O mais recente, USB 2.0, é capaz de transferir dados a uma taxa de 480 Mbps. O USB 1.1 mais antigo tem uma taxa máxima de transferência de dados de 12 Mbps. Muitos computadores mais antigos estão equipados com portas USB 1.1 mais lentas.
Ethernet vem em uma variedade de velocidades, normalmente de 10 Mbps a 1 gigabit por segundo (Gbps), mas mais comumente 100 Mbps. As velocidades Ethernet de 10 Gbps e 40 Gbps estão atualmente em desenvolvimento.
Gigabit (1 Gbps) Ethernet é duas vezes mais rápido que USB 2.0. Na realidade, tanto o Gigabit Ethernet quanto o USB 2.0 podem transferir dados muito mais rápido do que a maioria dos Provedores de Serviços de Internet de consumo pode entregar.
Benefícios
Em ambientes com vários computadores, a Ethernet pode ser usada para criar uma rede local (LAN) por meio de um hub ou switch que permite que os computadores se comuniquem entre si. A configuração de computadores em uma LAN possibilita compartilhar arquivos, jogar jogos em rede e acessar dispositivos conectados à rede, como impressoras e armazenamento conectado à rede. A configuração de uma LAN também permite que todos os computadores se conectem diretamente à Internet, em vez de compartilhar a conexão com a Internet de um único computador conectado.
Para ambientes com um único computador sem porta Ethernet, o uso do USB 2.0 oferece simplicidade e sem custo adicional.
Embora o Gigabit Ethernet atualmente ofereça poucos benefícios para a maioria dos consumidores de conexão à Internet, ele oferece a opção mais rápida para comunicação entre computadores conectados em uma LAN. Em ambientes onde a LAN é muito usada, como jogos em rede e compartilhamento de mídia, o Gigabit Ethernet fornece velocidades de transferência de dados rápidas, menor latência em jogos e desempenho aprimorado em players de mídia e outros aplicativos que usam arquivos compartilhados pela LAN.
Considerações
A rede Ethernet requer que cada computador tenha uma placa de interface de rede (NIC), conectada por meio de um hub ou switch. Para computadores que não possuem uma porta Ethernet, isso requer equipamento extra, um slot livre dentro do computador para instalar uma NIC e a complexidade de pesquisar, comprar e instalar a NIC e equipamentos adicionais.
Avisos
Um dos benefícios do USB é a capacidade de conectar vários dispositivos na mesma porta. No entanto, se muitos dados estiverem sendo transferidos por meio de uma única porta, os dispositivos podem competir entre si, afetando o desempenho da Internet e dos dispositivos conectados.
Ao configurar uma LAN Ethernet, a rede será tão rápida quanto o dispositivo mais lento. Preste muita atenção às escolhas de equipamentos. Se escolher Gigabit Ethernet, certifique-se de que todos os NICs e o switch de rede sejam todos classificados para Gigabit Ethernet. Os switches de rede oferecem melhor desempenho do que os hubs de rede.