Embora o principal concorrente da Intel, AMD (Advanced Micro Devices), ofereça componentes de alta qualidade e preços agressivos, existem algumas razões pelas quais uma CPU Intel pode ser melhor para suas necessidades específicas.
Consumo de energia
Para netbooks, a CPU Atom da Intel usa muito pouca eletricidade - apenas 5 watts. Uma CPU AMD comparável pode usar duas a três vezes mais potência, o que tem um efeito notável na energia da bateria de um netbook.
Geração de calor
Enquanto a AMD e a Intel trocam de lugar regularmente dependendo do benchmark de desempenho que você está usando, as CPUs Intel têm a reputação de gerar menos calor, o que se deve em parte aos requisitos de potência mais baixos, como suas peças de netbook. Em um ambiente compacto como um minicomputador, a Intel pode ser uma escolha melhor.
Compatibilidade
Como os processadores Intel são mais comuns no mercado, uma gama mais ampla de placas-mãe está disponível. Isso significa que você pode escolher entre uma variedade maior de recursos e é mais fácil encontrar um preço mais baixo do que uma placa-mãe compatível com AMD comparável.
Controladores de memória integrados
Essa tecnologia permite que uma CPU coordene a atividade de todos os seus núcleos e melhora a forma como as instruções são armazenadas e recuperadas temporariamente. A mudança da Intel para o QuickPath Interconnect a colocou em pé de igualdade de memória com a AMD, e os poderosos processadores Core i7 da Intel combinados com essa tecnologia permitem um teto de desempenho mais alto.
Capacidade de fabricação
A Intel opera 15 fábricas de CPU em todo o mundo, enquanto a AMD desmembrou seu pequeno punhado de fábricas em uma organização separada que é substancialmente de propriedade de terceiros. A maior capacidade de produção da Intel permite que eles tragam uma quantidade maior de CPUs ao mercado em um período de tempo menor, tornando mais provável que você encontre a CPU que deseja.