O Microsoft Access é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional para o pacote Microsoft Office. Um usuário pode criar bancos de dados e apresentar dados consultados em relatórios fáceis de projetar. Esses relatórios contêm vários benefícios sobre as funções de relatório em outros programas.
Facilidade de uso
Para criar um relatório no Microsoft Access, tudo o que o usuário precisa fazer é apontar e clicar. Selecionando dados para o relatório e escolhendo entre muitas opções de recursos de estilo, o usuário pode criar um relatório totalmente funcional.
Modo de design atualizado
Com as versões mais recentes do Access (Access 2007), o usuário pode visualizar a aparência do relatório ao criá-lo. O usuário não precisa concluir o relatório e executá-lo antes de visualizá-lo. Isso permite que o usuário faça alterações no projeto de maneira mais eficiente em termos de tempo.
Apresentação de dados
Os relatórios podem ser criados com dados agrupados por categoria. Ele contém subtotais, contagens e outras fórmulas poderosas que economizam tempo e fornecem maior análise.
Atualizando relatórios
Se o usuário atualizar as informações no banco de dados, um relatório poderá ser recriado para conter as novas informações. A versão anterior permanecerá consistente, permitindo que o usuário compare as versões.
Vantagem sobre relatórios em outros programas
Os relatórios no Access podem ser muito mais fáceis de criar, economizando tempo para tarefas mais úteis. Criar relatórios criados em programas como o Excel pode ser difícil e demorado. Além disso, se os dados em uma planilha do Excel estiverem vinculados a outras planilhas, há uma chance de que os dados não estejam atualizados.