Dispositivos de espionagem em carros são normalmente projetados para rastrear para onde os veículos vão, embora dispositivos de escuta também possam ser instalados. Determinar se um dispositivo espião está instalado em um carro é bastante fácil, desde que o dispositivo não seja passivo e bem escondido. Uma vez descobertos, os dispositivos geralmente são fáceis de desabilitar ou interromper, embora cuidado e consideração especiais devam ser tomados se o dispositivo foi instalado por um empregador.
Etapa 1
Determine se uma unidade GPS ativa está instalada. As unidades de GPS ao vivo permitem que alguém rastreie seu veículo em tempo real. Eles poderão acompanhar o veículo em um mapa de computador, traçando a rota do carro, onde ele para e a que velocidade está indo. Esses dispositivos são mais comuns em carros de aluguel e caminhões comerciais.
Normalmente, você pode determinar se tem uma unidade GPS ativa procurando uma antena curta instalada no teto do veículo. Essas antenas são geralmente reservadas para rádio por satélite ou GPS. Se desejar desabilitar a unidade, simplesmente cubra a antena com papel alumínio e enrole fita adesiva em volta dela. Isso deve se manter durante a condução e interromper as comunicações o suficiente para impedir que a unidade forneça as coordenadas adequadas.
Etapa 2
Procure rastreadores passivos. Rastreadores passivos são colocados em um carro para registrar informações de forma clandestina. Eles são posteriormente recuperados e os dados são baixados, revelando um registro do movimento do veículo. Os rastreadores passivos geralmente funcionam melhor quando expostos pelo menos parcialmente ao céu. Procure no painel frontal ou traseiro por uma pequena caixa. Eles também podem estar no porta-luvas, sob os pára-choques dianteiros ou traseiros ou em qualquer outro lugar do veículo. O rastreador pode ter um dongle USB para download de dados para computadores e um ímã para fixação no chassi do carro. A caixa é geralmente à prova de intempéries para que possa ser montada no exterior. Consulte um catálogo atual de equipamentos de espionagem para obter ajuda na identificação.
Etapa 3
Procure por unidades de rádio. Os sinalizadores de rádio podem ser encontrados com varredores de frequência, usados para detectar transmissões próximas. As balizas emitem sinais, permitindo que o carro seja seguido. Os dispositivos de escuta também funcionarão em frequências de rádio. Farejadores de sinal ou detectores de bugs são varredores de frequência projetados para indicar a presença de dispositivos espiões. Unidades de preço mais baixo simplesmente detectarão a presença de bugs, enquanto modelos de preço mais alto irão aprimorar a localização de dispositivos ocultos.
Dica
Unidades de GPS passivas bem escondidas são as mais difíceis de encontrar. Se você suspeitar de um, mantenha seu carro sob vigilância para ver se alguém retorna para coletar dados.
Aviso
O uso de dispositivos de vigilância, especialmente dispositivos de escuta, sem o conhecimento da outra parte pode violar a lei estadual.
A interferência com um dispositivo de rastreamento pode violar seus termos de serviço com empresas de aluguel de carros ou empregadores.