Gráficos foram usados com hardware de computador antes da primeira placa gráfica ser inventada. A primeira computação gráfica a ser usada em um computador foi na década de 1940, quando o Whirlwind I foi desenvolvido para a Marinha dos EUA no Massachusetts Institute of Technology. O Whirlwind era um simulador de vôo que podia localizar objetos.
Dr. Ivan Sutherland, um graduado do MIT, escreveu Sketchpad em 1963. Sketchpad era um programa de software usado em um computador TX-2 com um monitor e uma caneta de luz. Sketchpad desenhou imagens em um computador.
Gráficos criados usando uma linguagem de programação
Na década de 1970, Alan Kay, cientista da Xerox PARC, usaria a ideia de Sutherland para desenvolver o Alto. Alto era um programa de interface gráfica do usuário que usava ícones para executar uma tarefa no computador. As linhas de código de uma linguagem programada faziam parte da GUI, mas escondidas em segundo plano.
Os videogames também estavam sendo desenvolvidos com gráficos. Linguagens de programação como COBOL e Fortran foram usadas para realizar operações básicas em mainframes e minicomputadores. Em 1952, A. S. Douglas, um estudante de doutorado, criou um jogo gráfico de jogo da velha usando um algoritmo ou um conjunto de regras. O jogo foi jogado em um computador de tubo de vácuo EDSAC com um monitor de tubo de raios catódicos. Em 1972, Nolan Bushnell criou a marca Atari e fez Pong. Com o sucesso de Ivan Sutherland no desenvolvimento do programa Sketchpad, os programadores de computador começaram a usar linguagens de programação para fazer gráficos de computador e aplicativos de software de design.
International Business Machines Company
Em 1965, a IBM criou a primeira máquina de exibição gráfica. O computador IBM 1130 foi usado com a unidade de exibição IBM 2250. O IBM 2250 era um tubo de raios catódicos (TV de tela em branco), que utilizava software programado do IBM 1130. As imagens eram desenhadas em uma tela usando uma caneta de luz e gráficos vetoriais exibidos.
Tipos de gráficos
Gráficos raster e vetoriais são usados em um computador para exibir imagens. Gráficos raster usam pixels, pequenos pontos que se conectam a uma grade de bitmap. Cada pixel é colocado em um local específico com base no desenho. Se o gráfico for uma linha, aparecerá suave. Mas uma vez que o gráfico é ampliado, ele aparece distorcido ou confuso. Os gráficos vetoriais usam uma escala matemática ponto a ponto. Usando uma escala matemática, os gráficos vetoriais têm um caminho definido para pontos, linhas e curvas. As imagens são muito mais nítidas, mesmo quando ampliadas.
Placa gráfica
No passado, tubos de raios catódicos eram usados para exibir gráficos e pareciam um aparelho de TV. Na década de 1980, a IBM foi a primeira empresa a desenvolver a placa gráfica. O adaptador de vídeo monocromático e o adaptador gráfico colorido eram dispositivos plug-in que se conectavam ao CRT. O cartão MDA tinha 4 kilobytes de memória que podia lidar com 720 por 350 pixels e podia exibir 25 linhas de 80 caracteres. O CGA tinha 16 kilobytes de memória e 160 por 200 pixels. O CGS tinha dois tipos de resolução para texto e três tipos para gráficos. Mais tarde, a IBM desenvolveria o Enhanced Graphics Adapter, o Video Graphics Array, o Extended Graphics Array, o Ultra Extended Graphics Array e o Super Video Graphics Array.
Adiantamentos
Na década de 1990, a IBM desenvolveu o Extended Video Graphics Array, ainda em uso hoje com monitores e projetores. A EVGA tem 1024 por 768 pixels e exibe 256 cores. A Intel desenvolveu a placa de exibição digital Accelerated Graphics Port. Quando a placa adaptadora está conectada ao chip Intel 865G, ela pode ser usada como um dispositivo de saída para televisores, telas digitais e monitores. O adaptador ARG tem uma resolução de 2048 por 1536 pixels e 16,7 milhões de cores.
Tendência atual
Hoje, as placas gráficas não estão sendo feitas apenas para uso em computador. Empresas como Nvidia e ATI estão fazendo placas gráficas bidimensionais e tridimensionais para jogos. Consoles de vídeo como PlayStation e GameBoy usam essas placas gráficas para exibição de vídeo.